Leitura rápida

PeopleImages via Shutterstock
Por Redação SciAdvances
Fonte
Áreas
Compartilhar
Em casos de leucemia linfoblástica aguda de células T (LLA-T), o tratamento quimioterápico atual melhorou significativamente os resultados clínicos, mas ainda ocorre resistência ao tratamento em aproximadamente 20% dos pacientes pediátricos e 50% dos adultos com LLA-T.
Agora, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Pádua e do Instituto de Oncologia do Vêneto (IOV), na Itália, identificou uma nova abordagem potencial para o tratamento da leucemia linfoblástica aguda de células T (LLA-T), especialmente quando a doença é recidivante ou não responde às terapias padrão.
No estudo, publicado na revista científica Signal Transduction and Targeted Therapy, os pesquisadores identificaram vários medicamentos capazes de aumentar a sensibilidade das células leucêmicas ao venetoclax, um medicamento usado em oncologia, mas que tem eficácia limitada contra a LLA-T quando administrado isoladamente.
Para testar a nova estratégia, a Dra. Loredana Urso, pesquisadora do IOV e primeira autora do estudo, explicou que a combinação de medicamentos foi avaliada em modelos animais: camundongos transplantados com células leucêmicas derivadas de amostras de pacientes com LLA-T foram tratados com diferentes combinações medicamentosas ou um placebo.
Segundo a pesquisadora, foi observada uma redução acentuada da leucemia, com efeitos adversos moderados sobre as células sanguíneas saudáveis.
Os pesquisadores consideram que os resultados fornecem uma base científica sólida para o início de estudos clínicos em pacientes, com o objetivo de aprimorar o tratamento da LLA-T recidivada com foco em terapias mais direcionadas, adaptadas às características biológicas da doença.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).



