Pesquisa sobre câncer de estômago pretende avançar na compreensão de mecanismos e diagnóstico precoce
Pesquisadores pretendem criar uma ‘assinatura’ global que possa ajudar no tratamento precoce

lucadp via Shutterstock

Renderização 3D de bactéria helicobacter pylori

18 de outubro de 2025, 11:17

Fonte

Lachlan Gilbert, UNSW

Publicação Original

Áreas

Bacteriologia, Biologia, Biomedicina, Biotecnologia, Engenharia Biológica, Epidemiologia, Farmacologia, Farmácia Oncológica, Fisiologia, Gastroenterologia, Medicina, Metabolismo, Microbiologia, Oncologia

Compartilhar

Resumo

Um novo estudo global, que deve envolver mais de 1.900 participantes no Leste Asiático, Oriente Médio, Europa, América do Sul e Austrália, pretende avançar na compreensão das causas e mecanismos envolvidos no câncer de estômago.

Embora mutações genéticas promovam mudanças importantes nas células do câncer de estômago – como o crescimento descontrolado – os pesquisadores querem investigar a autofagia das células cancerígenas e também a colonização do estômago por microrganismos que produzam lactato, que o câncer usa como ferramenta para sobreviver e se espalhar.

Os pesquisadores pretendem validar assinaturas imunogenéticas-microbianas em estudos prospectivos em humanos e avançar em modelos in vitro e animais.

Acreditamos que o desenvolvimento do câncer de estômago, na verdade, requer uma combinação de fatores: infecção por H. pylori, mutações genéticas no revestimento estomacal e nas células imunológicas do paciente, além de alterações no microbioma estomacal

Dra. Natalia Castaño Rodríguez, professora e pesquisadora da Escola de Biotecnologia e Ciências Biomoleculares da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW)

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professora e pesquisadora da Escola de Biotecnologia e Ciências Biomoleculares da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW)

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima