Leitura rápida

Pesquisa pode auxiliar políticas públicas com vistas à redução de emissões nos transportes
16 de novembro de 2024, 08:10

Fonte

Paula Guatimosim, FAPERJ

Publicação Original

Áreas

Cidades, Ciência Ambiental, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental, Gestão de Resíduos, Mobilidade, Monitoramento Ambiental, Qualidade do Ar, Saúde Ambiental

Compartilhar

Resumo

Uma equipe de pesquisadores pretende auxiliar os gestores públicos a identificarem e quantificarem as emissões decorrentes da queima de combustível fóssil nos transportes e também a desenvolver políticas públicas que minimizem o problema.

O projeto é coordenado pela Dra. Cintia Machado de Oliveira, professora do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET-RJ)  e conta com a participação do professor Rodrigo Rodrigues de Freitas e de Joyce Azevedo Caetano, doutoranda  no Instituto Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ) na linha de pesquisa em Cidades e Mobilidade.

“Nosso objetivo é disseminar conhecimento técnico-cientifico para os agentes públicos, por meio de uma metodologia que permita às prefeituras mensurar as emissões decorrentes do transporte de carga e de passageiros, para que possam delinear políticas públicas e adotar ações de mitigação”, destacou a professora Cintia.

O Dr. Rodrigo Rodrigues destacou que o projeto mensura não apenas a emissão de dióxido de carbono (CO2) como também a poluição atmosférica provocada pelo material particulado decorrente do atrito entre pneus e asfalto e do acionamento dos freios, além do consumo energético.

“Desenvolvemos um painel, que será oferecido às prefeituras a baixo custo, que simula diversas situações a partir de uma base de dados”, explicou o professor.

Segundo o Dr. Rodrigo Rodrigues, os dados nacionais e municipais foram coletados na Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e no campo, envolvendo indicadores desde 2001.

Com base nas informações disponibilizadas no painel, as prefeituras poderão avaliar suas vulnerabilidades e terão uma justificativa para fazerem investimentos em infraestrutura, como corredores de ônibus, e poderão adotar soluções mais sustentáveis para a mobilidade urbana, como o uso de veículos elétricos ou a biodiesel, e demais tecnologias menos poluentes.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Rolar para cima