Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Os tumores cerebrais pediátricos representam a principal causa de morte por câncer na população pediátrica, e a falta de modelos pré-clínicos capazes de refletir a sua complexidade e diversidade tem representado uma barreira significativa para novas pesquisas.
Mas agora, cientistas do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, em Portugal, liderados pelo Dr. Jorge Lima, conseguiram criar organoides – ou mini tumores – a partir de material cirúrgico de tumores cerebrais pediátricos. O Dr. Jorge Lima é professor de Biopatologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e pesquisador do i3S.
Os mini-tumores cultivados em laboratório mimetizam os tumores originais, o que ajudará a identificar os fármacos mais adequados para cada tumor e desenvolver terapias mais eficazes e menos tóxicas.
A partir de amostras cirúrgicas, os investigadores do i3S conseguiram estabelecer 20 culturas derivadas de pacientes, abrangendo diferentes tipos de tumores, como gliomas de baixo e alto grau, meduloblastomas e até casos raros com alterações genéticas específicas.
Segundo Bárbara Ferreira, doutoranda no i3S da Universidade do Porto e primeira autora do artigo, “os organoides reproduzem fielmente as características morfológicas, genéticas e epigenéticas dos tumores primários, tornando-se ferramentas valiosas não só para testar fármacos e identificar quais os compostos mais eficazes para tratar cada tumor, mas também para estudar a biologia tumoral e avançar na medicina de precisão”.
Além de permitir estudos mais aprofundados, a pesquisa abre caminho para a criação de um biobanco de organoides, garantindo material para investigação e desenvolvimento de terapias personalizadas.
O estudo foi publicado na revista científica npj Precision Oncology.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica npj Precision Oncology (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade do Porto.
Notícias relacionadas

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
Universidade Federal de São Carlos

