Leitura rápida

Pesquisa abre caminho para tratamentos personalizados contra tumores pediátricos
24 de dezembro de 2025, 11:07

Fonte

Luísa Melo, i3S

Publicação Original

Áreas

Biologia, Biomedicina, Biotecnologia, Desenvolvimento de Fármacos, Engenharia Biológica, Engenharia de Tecidos, Farmacologia, Farmácia Oncológica, Imunologia, Imunoterapia, Medicina, Microbiologia, Neurologia, Oncologia, Patologia, Pediatria, Quimioterapia

Compartilhar

Resumo

Os tumores cerebrais pediátricos representam a principal causa de morte por câncer na população pediátrica, e a falta de modelos pré-clínicos capazes de refletir a sua complexidade e diversidade tem representado uma barreira significativa para novas pesquisas.

Mas agora, cientistas do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, em Portugal, liderados pelo Dr. Jorge Lima, conseguiram criar organoides – ou mini tumores – a partir de material cirúrgico de tumores cerebrais pediátricos. O Dr. Jorge Lima é professor de Biopatologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e pesquisador do i3S.

Os mini-tumores cultivados em laboratório mimetizam os tumores originais, o que ajudará a identificar os fármacos mais adequados para cada tumor e desenvolver terapias mais eficazes e menos tóxicas.

A partir de amostras cirúrgicas, os investigadores do i3S conseguiram estabelecer 20 culturas derivadas de pacientes, abrangendo diferentes tipos de tumores, como gliomas de baixo e alto grau, meduloblastomas e até casos raros com alterações genéticas específicas.

Segundo Bárbara Ferreira, doutoranda no i3S da Universidade do Porto e primeira autora do artigo, “os organoides reproduzem fielmente as características morfológicas, genéticas e epigenéticas dos tumores primários, tornando-se ferramentas valiosas não só para testar fármacos e identificar quais os compostos mais eficazes para tratar cada tumor, mas também para estudar a biologia tumoral e avançar na medicina de precisão”.

Além de permitir estudos mais aprofundados, a pesquisa abre caminho para a criação de um biobanco de organoides, garantindo material para investigação e desenvolvimento de terapias personalizadas.

O estudo foi publicado na revista científica npj Precision Oncology.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor de Biopatologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e pesquisador do i3S
Doutoranda no i3S da Universidade do Porto

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima