Com publicação científica

Longevidade saudável
Pequenas melhorias no sono, atividade física e alimentação aumentam a expectativa de vida com saúde
Estudo de coorte populacional mostrou que mesmo pequenas melhorias na qualidade de vida são importantes para viver mais e melhor

Freepik (Imagem gerada por Inteligência Artificial)

Por Redação SciAdvances

3 de fevereiro de 2026, 15:44

Fonte

Áreas

Cardiologia, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Educação Alimentar, Educação Física, Envelhecimento, Geriatria, Gerontologia, Medicina, Neurociências, Nutrição Clínica, Nutrição Funcional, Saúde do Idoso, Sono

Compartilhar

Longevidade saudável

Dormir bem, praticar atividade física e ter uma alimentação saudável reconhecidamente influenciam tanto no viver mais, ou seja, na expectativa de vida, quanto no viver mais e melhor, ou seja, na vida livre de doenças.

Mas e quando as três condições acontecem ao mesmo tempo? Quais seriam as melhorias mínimas necessárias nos quesitos sono, atividade física e nutrição que melhorariam a expectativa de vida saudável?

Avanço: estudo populacional usa método para avaliar como melhorias combinadas na qualidade de vida influenciam expectativa de vida e saúde

Recentemente, uma equipe de pesquisa internacional desenvolveu um estudo de coorte prospectiva para avaliar os efeitos combinados do sono, atividade física e nutrição sobre a expectativa de vida e a expectativa de vida saudável.

O estudo foi liderado por pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, com a participação do Dr. Leandro de Rezende, professor de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp).

Os dados da coorte compreenderam 59.078 participantes do UK Biobank, recrutados entre 2006 e 2010, com alguns desses participantes usando um acelerômetro de pulso por 7 dias, entre 2013 e 2015.

A atividade física moderada a vigorosa (chamada MVPA e considerada em minutos de atividade por dia) e a quantidade de horas de sono por dia foram calculados usando um algoritmo validado que usou dados de dispositivos vestíveis.

A dieta foi avaliada usando um escore de qualidade da dieta (DQS, em inglês) variando de 0 a 100, sendo que, quanto mais alto o valor, melhor a qualidade da dieta.

A expectativa de vida e a expectativa de vida saudável – ou seja, livre de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes tipo 2, doença pulmonar obstrutiva crônica e demência – foram estimadas em 27 combinações conjuntas dos três quesitos de interesse.

O estudo foi publicado na revista científica eCinicalMedicine, que é parte da revista The Lancet Discovery Science.

Pequenas mudanças, resultados impressionantes

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Rolar para cima