Notícia com publicação científica
Em bebês prematuros, padrões dinâmicos de conectividade cerebral podem prever alterações no neurodesenvolvimento
Comparando imagens de ressonância magnética funcional cerebral de bebês prematuros e bebês nascidos a termo, pesquisadores puderam identificar diferentes estados de ativação cerebral
wirestock via Freepik
18 de fevereiro de 2025, 20:20

Fonte

Universidade Politécnica de Madri

Publicação Original

Áreas

Imagens Médicas, Neonatologia, Neurociências, Neurologia, Pediatria

Compartilhar

Resumo

Uma equipe de pesquisa internacional publicou recentemente resultados de um estudo sobre as diferenças dos padrões dinâmicos de conectividade cerebral em bebês prematuros e nascidos a termo, e como essas diferenças podem afetar o neurodesenvolvimento.

Os pesquisadores analisaram imagens de ressonância magnética funcional cerebral de bebês prematuros e nascidos a termo, além de realizar testes neuropsicológicos nos mesmos bebês com um ano e meio de idade.

No futuro, os resultados do estudo podem contribuir para o diagnóstico precoce de esquizofrenia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ou autismo.

Foco do Estudo

Verificar se o estado cerebral de bebês prematuros pode influenciar seu desenvolvimento posterior e fornecer pistas sobre a ocorrência de certas doenças ou distúrbios no futuro.

Estudo

Este é um estudo pioneiro que estabelece novos procedimentos para caracterizar distúrbios no funcionamento normal do cérebro do recém-nascido, com potenciais implicações para o diagnóstico precoce de distúrbios do neurodesenvolvimento. Em particular, as descobertas deste estudo podem contribuir no futuro para o diagnóstico precoce de esquizofrenia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ou autismo

Dr. Lucilio Cordero, pesquisador da Universidade Politécnica de Madri

Resultados

A possibilidade de analisar detalhadamente a dinâmica da ativação cerebral pode contribuir para o desenvolvimento de protocolos personalizados de prevenção e intervenção que podem melhorar o curso de vida de bebês com maior probabilidade de desenvolver esquizofrenia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ou autismo

Dr. Lucilio Cordero, pesquisador da Universidade Politécnica de Madri

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.