Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Normalmente, o diagnóstico de doenças bacterianas é feito através do isolamento de patógenos e criação de culturas bacterianas, um processo que pode demorar vários dias.
Com foco em reduzir este tempo para diagnóstico, uma equipe de pesquisadores desenvolveu um novo método para identificar bactérias com velocidade sem precedentes: em vez de vários dias, o diagnóstico pode ser obtido em apenas alguns minutos.
A equipe de pesquisa foi liderada pela Dra. Nicole Strittmatter, professora de Química Analítica da Universidade Técnica de Munique (TUM), na Alemanha,, e pelo Dr. James McKenzie, professor do Imperial College de Londres, no Reino Unido.
Utilizando a espectrometria de massas, os pesquisadores conseguiram identificar produtos metabólicos específicos de bactérias diretamente em amostras de tecido e fezes.
No centro do processo está um banco de dados no qual 232 espécies bacterianas clinicamente importantes e seus produtos metabólicos foram registrados até o momento.
Esse banco de dados permite derivar biomarcadores, que podem então ser usados para detectar bactérias específicas diretamente. Entre as bactérias que podem ser identificadas usando o novo método estão patógenos extremamente importantes que podem, por exemplo, desencadear câncer de estômago, são responsáveis por certas pneumonias e meningites, estão associados a partos prematuros e podem causar gonorreia.
“Nossa abordagem inovadora não é procurar diretamente as bactérias patogênicas, mas apenas seus produtos metabólicos. Isso nos permite detectá-las indiretamente, mas muito mais rapidamente”, explicou Wei Chen, doutoranda em Química Analítica na TUM e primeira autora do artigo publicado na revista científica Nature Communications.
A professora Nicole Strittmatter também destacou a possibilidade de uso do novo método na medicina personalizada, na qual a terapia é precisamente adaptada ao paciente: “Este é um dos tópicos futuros mais importantes em biotecnologia e medicina. Intervenções direcionadas podem melhorar drasticamente as chances de sucesso do tratamento”.
Agora, o banco de dados de biomarcadores precisa ser expandido para viabilizar a introdução do novo método na prática clínica. De acordo com os pesquisadores, um total de mais de 1.400 patógenos bacterianos são conhecidos e descritos, e seus produtos metabólicos específicos devem ser identificados e incluídos no banco de dados.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Nature Communications (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Técnica de Munique (em inglês).