Notícia com publicação científica
Novo método permite rastrear doença de Alzheimer em tempo real
Pesquisadores realizaram o estudo em animais vivos, enquanto se movimentavam naturalmente

Andrii Vodolazhskyi via Shutterstock

8 de outubro de 2025, 19:36

Fonte

Universidade de Strathclyde

Publicação Original

Áreas

Bioengenharia, Biologia, Engenharia Biológica, Engenharia Biomédica, Fotônica, Física Médica, Imagens Médicas, Microbiologia, Neurociências, Neurologia, Processamento de Imagens

Compartilhar

Resumo

Equipes de pesquisa do Reino Unido, da Itália e da Dinamarca avançaram na possibilidade de rastrear a evolução da doença de Alzheimer em humanos em tempo real, por enquanto com sucesso em modelos animais.

Para realizar a tarefa, os pesquisadores usaram um corante fluorescente especial que se liga às placas amiloides no cérebro, com fibras ópticas ultrafinas aplicadas para iluminar o cérebro e medir a quantidade do corante presente – fornecendo uma imagem clara da quantidade de placa formada.

O sistema foi testado com sucesso em camundongos geneticamente modificados para desenvolver sintomas semelhantes aos da doença de Alzheimer.

Foco do Estudo

Avançar na possibilidade de rastrear a doença de Alzheimer em humanos em tempo real.

Estudo

A capacidade de monitorar as mudanças no cérebro à medida que elas ocorrem – em tempo real e em diferentes regiões cerebrais – é um grande avanço. Isso ajudará os pesquisadores a entender como a doença de Alzheimer se desenvolve e a testar se os novos tratamentos estão funcionando, com mais rapidez e precisão do que antes

Dr. Shuzo Sakata, professor do Instituto de Farmácia e Ciências Biomédicas da Universidade de Strathclyde

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Especialista em Fotônica na Universidade de Strathclyde
Professor do Instituto de Farmácia e Ciências Biomédicas da Universidade de Strathclyde

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima