Notícia com publicação científica
Novo fármaco mostra bons resultados contra a obesidade
Cientistas descobrem molécula que ativa queima de energia no tecido adiposo, sem afetar o apetite
Joachim Schnürle via Unsplash
15 de julho de 2025, 18:01

Fonte

Vanessa Almeida da Silva e Tatiane Alves, Conexão UFRJ

Publicação Original

Áreas

Biologia, Bioquímica, Desenvolvimento de Fármacos, Estudo Clínico, Farmacologia, Farmácia Clínica, Indústria Farmacêutica, Metabolismo, Microbiologia, Nutrição Clínica, Obesidade, Toxicologia

Compartilhar

Resumo

Uma parceria internacional envolvendo cientistas brasileiros desenvolveu estudos pré-clínicos e clínicos de fase I para demonstrar a segurança e tolerabilidade de uma nova molécula contra a obesidade.

A substância induz perda de peso através de um mecanismo onde a creatina captura ATP, forma fosfocreatina e depois libera o ATP novamente, mantendo a produção de energia ao mesmo tempo em que gera calor. Isso força o corpo a consumir mais nutrientes, aumentando o gasto calórico total.

Agora, a eficácia do novo fármaco deve ser confirmada com estudos clínicos de fases II e III.

Foco do Estudo

Realizar estudo pré-clínico e estudo clínico de fase I para observar a segurança e a tolerabilidade de um novo fármaco para perda de peso.

Estudo

SANA parece ser um ativador de primeira classe do gasto energético dependente de creatina e da termogênese, destacando seu potencial como um candidato terapêutico para a ‘diabesidade’

Pesquisadores envolvidos no estudo

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Notícias relacionadas

Rolar para cima