Leitura rápida

Novo Centro de Excelência em Pesquisa no Reino Unido pretende desenvolver terapêuticas avançadas para doenças do coração
23 de janeiro de 2025, 13:50

Fonte

Universidade de Bristol

Publicação Original

Áreas

Bioinformática, Cardiologia, Cirurgia, Engenharia Biológica, Engenharia de Tecidos, Genética, Genômica, Hematologia, Medicina, Microbiologia

Compartilhar

Resumo

O Advanced Cardiac Therapies Centre, um novo Centro de Excelência em Pesquisas em Cardiologia no Reino Unido que envolve cientistas do King’s College London (KCL), Universidade de Edimburgo, Universidade de Oxford e Universidade de Bristol, irá desenvolver e testar novas terapias genéticas para doenças cardíacas.

O objetivo é descobrir e atingir processos-chave dentro do tecido cardíaco, que podem estimular a proliferação de células do músculo cardíaco e o crescimento de novos vasos sanguíneos.

Os pesquisadores planejam atingir isso usando terapias baseadas em ácidos nucleicos, identificados por meio de triagem genética. O plano do projeto é usar tecnologias virais e não virais para fornecer DNAs e RNAs terapêuticos às células do coração com o objetivo de alterar as funções da célula, por exemplo, para ligar ou desligar uma função, ou para estimular a regeneração das células cardíacas.

Na Universidade de Bristol, os cientistas realizarão testes avançados no Translational Biomedical Research Centre (TBRC), a única instalação pré-clínica de animais de grande porte sediada no Reino Unido em conformidade com a agência regulatória MHRA no Reino Unido para testes de toxicologia e dispositivos médicos.

O foco será gerar dados de viabilidade e segurança de alta qualidade, permitindo que uma ou mais terapias novas, testadas em modelos de ataque cardíaco ou insuficiência cardíaca, recebam aprovação regulatória para ensaios clínicos durante os primeiros sete anos do programa.

O Dr. Mauro Giacca, professor e diretor da Escola de Medicina e Ciências Cardiovasculares e Metabólicas do King’s College London, liderará o novo Centro. “Há uma tremenda necessidade de novas terapias para insuficiência cardíaca e agora estamos em um momento importante em que as tecnologias realmente progrediram a um ponto em que podemos começar a desenvolver terapias genéticas de forma realista. Isso pode ser transformador para o tratamento de doenças cardíacas”, concluiu o professor Mauro Giacca.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Diretor da Escola de Medicina e Ciências Cardiovasculares e Metabólicas do King’s College London (KCL)

Mais Informações

Leia também:

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.