Notícia com publicação científica
Novo biossensor pode detectar metástase de câncer de boca através da saliva
Usando espectroscopia de impedância eletroquímica e inteligência artificial, tecnologia identifica até 76% dos casos de metástase com base em perfis salivares de proteínas

Divulgação, CNPEM

Dra. Luciana Albano (à esquerda) e Dra. Adriana Paes Leme com biossensores

15 de agosto de 2025, 12:38

Fonte

CNPEM

Publicação Original

Áreas

Análises Clínicas, Biologia, Bioquímica, Biotecnologia, Engenharia Biológica, Epidemiologia, Oncologia, Otorrinolaringologia, Proteômica

Compartilhar

Resumo

Usando uma técnica de espectroscopia de impedância eletroquímica e algoritmos de machine learning, pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) desenvolveram um protótipo de biossensor que consegue identificar sinais de metástase de câncer de boca pela saliva, sem a necessidade de procedimentos invasivos, com acurácia de 76%.

O biossensor identifica proteínas específicas na saliva que aparecem quando a doença começa a se espalhar para os gânglios do pescoço, o que costuma agravar o quadro de saúde do paciente.

O dispositivo foi pensado para ser de baixo custo, potencialmente disponibilizado pelo SUS, e também portátil e de fácil uso, de modo que possa ser utilizado por médicos, dentistas e técnicos nos próprios consultórios.

Foco do Estudo

Desenvovler tecnologia não-invasiva e portátil para a identificação da ocorrência de metástase em casos de câncer de boca.

Por que é importante?

Estudo

[O desenvolvimento do biossensor] é um avanço importante, que permite decisões clínicas mais rápidas e precisas, e com grande potencial de impacto no sistema público de saúde

Dra. Adriana Paes Leme, pesquisadora do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) do CNPEM

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Pesquisadora do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) do CNPEM
Pesquisadora do CTI Renato Archer

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima