Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Utilizando uma técnica de edição genética de alta precisão e alta eficiência, pesquisadores da Universidade de Kobe, no Japão, desenvolveram uma cepa de Lactobacillus capaz de produzir iogurte com menos de um décimo de uma substância química associada ao agravamento do diabetes tipo 2, tornando a bebida mais segura para consumo por pessoas diabéticas.
“Inventamos uma tecnologia de edição de base de DNA chamada ‘Target-AID’, que é superior às técnicas convencionais, como a ‘CRISPR-Cas9’, em vários aspectos. Por exemplo, a CRISPR-Cas9 induz quebras no DNA e frequentemente causa morte celular, enquanto nossa [tecnologia] Target-AID insere mutações pontuais precisas sem tais quebras”, destacou o Dr. Keiji Nishida, pesquisador da Universidade de Kobe e líder do estudo.
O pesquisador e sua equipe desenvolveram uma técnica que proporciona controle ainda mais preciso sobre o conteúdo genético de um microrganismo que não depende do DNA modelo de outros organismos.
O estudo, publicado na revista científica Applied Microbiology and Biotechnology, mostrou resultados da aplicação com sucesso da nova tecnologia a cepas de Lactobacillus de importância industrial, usadas na fabricação de laticínios.
“Editamos locais específicos no genoma com quase 100% de eficiência em duas espécies principais, porém bastante diferentes, de Lactobacillus. Isso mostra que a técnica pode ser facilmente aplicada a uma ampla gama de cepas”, afirmou o Dr. Keiji Nishida.
Os pesquisadores também mostraram que é possível modificar múltiplos genes simultaneamente e que a técnica pode até ser usada como uma nova abordagem para pesquisa básica.
“Acreditamos que nossa pesquisa permitirá produtos probióticos com diversos benefícios à saúde, como aliviar os efeitos de doenças relacionadas ao estilo de vida, fortalecer a imunidade, melhorar a tolerância a alergias e outros benefícios”, concluiu o pesquisador da Universidade de Kobe.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Applied Microbiology and Biotechnology (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Kobe (em inglês).
Leia também:

Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal Fluminense