Leitura rápida

Pesquisadores estão desenvolvendo nova estratégia terapêutica para subtipo agressivo de câncer de mama
25 de dezembro de 2025, 12:19

Fonte

Catarina Ribeiro, Universidade de Coimbra

Publicação Original

Áreas

Biologia, Bioquímica, Biotecnologia, Desenvolvimento de Fármacos, Epidemiologia, Farmacologia, Farmácia Oncológica, Medicina, Microbiologia, Nanotecnologia Farmacêutica, Oncologia, Patologia, Quimioterapia, Toxicologia

Compartilhar

Resumo

Desenvolver uma nova estratégia terapêutica para o tratamento do câncer de mama triplo negativo: este é o objetivo central do projeto de pesquisa liderado por cientistas da Universidade de Coimbra, em Portugal.

O câncer de mama triplo negativo é um subtipo agressivo de câncer de mama. Atualmente, há várias abordagens terapêuticas, mas agora os cientistas pretendem criar uma nova abordagem para ‘atacar’ de forma mais rápida as células tumorais.

Para atingir este objetivo, a equipe de pesquisa “vai criar conjugados inovadores de ácido hialurônico com ligantes autoimolativos ligados a anticorpos ou outros agentes terapêuticos, capazes de reconhecer e entrar seletivamente nas células tumorais, libertando o fármaco no interior celular e permitindo atingir antígenos intracelulares até agora inacessíveis”, adiantou a Dra. Ana Rita Ramalho Figueiras, professora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e coordenadora do projeto.

A professora Ana Rita Figueiras explicou que “esta abordagem procura ultrapassar as limitações das terapias atuais, permitindo maior especificidade tumoral, redução de toxicidade sistêmica e ampliação do leque de alvos terapêuticos relevantes no carcinoma da mama triplo negativo”.

Com a pesquisa, “espera-se demonstrar, em modelos in vitro e in vivo, maior acumulação tumoral, eficácia antitumoral e mecanismos celulares consistentes com o bloqueio de alvos intracelulares críticos”, destacou a coordenadora.

O projeto envolve uma equipa multidisciplinar da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, incluindo especialistas em tecnologia farmacêutica e química farmacêutica. De Portugal, também participam pesquisadores da Universidade Nova de Lisboa.

Nas áreas de biologia molecular, farmacologia, modelos pré-clínicos e interface clínica, o projeto conta com a colaboração internacional de pesquisadores da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, e da Universidade de Tóquio, no Japão.

A pesquisa segue até setembro de 2028, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal de mais de 200 mil euros (cerca de R$ 1,3 milhão).

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima