Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
O osteossarcoma é um tipo muito agressivo de câncer ósseo que afeta principalmente pessoas na infância ou adolescência.
Apesar da necessidade clínica urgente, esta é uma doença rara para a qual não houve grandes avanços no seu tratamento desde a introdução da quimioterapia há mais de 40 anos.
Contribuir para melhorar o diagnóstico e o tratamento de pessoas que sofrem de osteossarcoma através de maior personalização é o principal objetivo do projeto ‘Novas estratégias de diagnóstico e tratamento em osteossarcoma’, liderado pela Dra. María Mayán Santos, pesquisadora do Centro de Investigação em Nanomateriais e Biomedicina da Universidade de Vigo (CINBIO).
“O contato com os pacientes será de grande ajuda, não só para mantê-los informados sobre os progressos que estão sendo feitos, mas também para avaliar sua adesão aos objetivos e à metodologia proposta, bem como para entender suas necessidades clínicas”, destacou a Dra. María Mayán.
A equipe do CINBIO busca gerar uma plataforma que permita a personalização dos tratamentos e a melhoria do prognóstico do osteossarcoma por meio de duas áreas principais. Primeiro, uma plataforma de triagem será desenvolvida para avaliar a eficácia de terapias, como imunoterapias ou terapias direcionadas, em amostras de pacientes com osteossarcoma. Numa segunda fase, amostras biológicas serão utilizadas para procurar novos marcadores moleculares que permitam um melhor diagnóstico da doença.
“Queremos oferecer opções terapêuticas eficazes para cada paciente e melhorar tanto a sobrevida global quanto sua qualidade de vida, personalizando os tratamentos e, assim, evitando efeitos colaterais associados a terapias às quais o paciente não responderá”, concluiu a pesquisadora do CINBIO.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Vigo (em espanhol).
Notícias relacionadas
Instituto de Tecnologia da Califórnia