Notícia com publicação científica
Medicamento nasal pode ajudar a combater tumores cerebrais de forma não invasiva
Nanotecnologia farmacêutica potencializa resposta imune anticancerígena e erradica tumores em animais

Dr. Alexander Stegh, Universidade de Washington em St. Louis

Na nova abordagem baseada em um ácido nucleico esférico, um nanomaterial (em vermelho) viaja ao longo de um nervo (em verde) do nariz até o cérebro, onde desencadeia uma resposta imunológica para eliminar o tumor.

25 de novembro de 2025, 19:41

Fonte

Mark Reynolds, Universidade de Washington em St. Louis

Publicação Original

Áreas

Biologia, Biomedicina, Bioquímica, Biotecnologia, Engenharia Biológica, Entrega de Medicamentos, Farmacologia, Farmácia Oncológica, Imunologia, Imunoterapia, Medicina, Microbiologia, Nanotecnologia Farmacêutica, Neurologia, Oncologia, Patologia, Quimioterapia, Toxicologia

Compartilhar

Resumo

Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis, em conjunto com colegas da Universidade Northwestern, nos EUA, desenvolveram uma abordagem não invasiva para tratar um dos cânceres cerebrais mais agressivos e letais.

A nova tecnologia utiliza estruturas projetadas com precisão, montadas a partir de nanomateriais, para administrar medicamentos potentes contra tumores diretamente no cérebro por meio de gotas nasais.

O novo método de administração é menos invasivo do que tratamentos similares em desenvolvimento e demonstrou, em camundongos, tratar com eficácia o glioblastoma, estimulando a resposta imunológica do cérebro.

Foco do Estudo

Avançar em terapia medicamentosa contra tumores de glioblastoma.

Por que é importante?

Estudo

Queríamos mudar essa realidade [do glioblastoma] e desenvolver um tratamento não invasivo que ativasse a resposta imunológica para atacar o glioblastoma. Com esta pesquisa, mostramos que nanoestruturas projetadas com precisão, chamadas de ácidos nucleicos esféricos, podem ativar com segurança e eficácia vias imunológicas poderosas no cérebro. Isso redefine como a imunoterapia contra o câncer pode ser realizada em tumores de difícil acesso

Dr. Alexander Stegh, professor da Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis

Resultados

Esta é a primeira vez que se demonstra que podemos aumentar a ativação de células imunológicas em tumores de glioblastoma ao administrar terapias em nanoescala do nariz para o cérebro

Dra. Akanksha Mahajan, pesquisadora de pós-doutorado na Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor de Neurocirurgia da Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis
Pesquisadora de pós-doutorado na Escola de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis
Professor de Química na Universidade Northwestern

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima