Leitura rápida

Pesquisadores desenvolvem material que captura até 17% do dióxido de carbono gerado por veículos movidos a Diesel
4 de fevereiro de 2025, 12:17

Fonte

Ewerton Martins Ribeiro, UFMG

Publicação Original

Áreas

Ciência Ambiental, Engenharia Ambiental, Gestão de Resíduos, Mobilidade, Monitoramento Ambiental, Qualidade do Ar, Química Verde, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

Durante os últimos 20 anos, pesquisadores do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desenvolveram um material absorvente de dióxido de carbono que pode ser usado para reduzir as emissões de veículos que usam motores movidos a Diesel.

Nos últimos testes realizados, o material foi capaz de capturar entre 7,7% e 17,2% de dióxido de carbono produzido pelos motores de caminhões.

Esses índices foram alcançados em situações reais de circulação, em testes de campo. No teste que gerou os resultados citados, um caminhão percorreu cerca de 170 quilômetros, passando por trechos rodoviários, urbanos e rurais, em um trajeto de cerca três horas e meia. A captura de 7,7% foi alcançada na circulação total do trajeto, enquanto a captura de 17,2% ocorreu no percurso urbano.

A tecnologia usa um reator onde se armazena o material absorvente – esferas de cerca de um centímetro de diâmetro – que realiza uma reação química com o gás quando ambos entram em contato em determinada temperatura. Quando o veículo vai circulando e seu motor libera o dióxido de carbono, o material faz a captura do gás, evitando sua emissão. O gás capturado pode ser regenerado e reutilizado.

A metodologia utilizada para a medição do dióxido de carbono capturado é chamada de Real Driving Emissions (RDE), desenvolvida em 2016 e implantada na Europa em 2017.

Segundo o Dr. Jadson Cláudio Belchior, professor do Departamento de Química da UFMG, a metodologia está atualmente em fase de homologação no Brasil. “Até então, medições desse tipo eram todas feitas em laboratório, onde o veículo e seus parâmetros, como a rotação e o torque do motor, são monitorados e bem controlados. Com a RDE, o veículo sai efetivamente para a rua, o que possibilita alcançar um resultado mais condizente com as emissões reais de seu uso”, explicou o professor.

A tecnologia desenvolvida possibilita a captura do CO₂ em temperaturas na faixa de 100ºC. O pesquisador vislumbra a possibilidade de capturar o gás em temperaturas ainda menores, o que será particularmente importante para reduzir o custo energético e viabilizar economicamente o processo.

Segundo o professor, a tecnologia desenvolvida se mostra promissora não apenas para veículos, mas também para estruturas industriais emissoras de CO₂.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor do Departamento de Química da UFMG

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima