Leitura rápida

Livro aborda relação entre sistemas alimentares e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
9 de julho de 2025, 15:47

Fonte

Claudia Costa, Jornal da USP

Publicação Original

Áreas

Agricultura, Ciências Agrárias, Educação Ambiental, Nutrição Clínica, Qualidade dos Alimentos, Saúde Ambiental, Segurança Alimentar, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

O livro ‘Multiplica ODS: Conectando Sistemas Alimentares aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’, publicado em junho de 2025 pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), destaca a intersecção entre sistemas alimentares e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

A obra tem como objetivo contribuir para a reflexão e ação em torno da promoção de sistemas alimentares sustentáveis e tem a participação de pesquisadores da FSP-USP, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade São Judas Tadeu (USJT), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Nove de Julho (Uninove), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e também da Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha.

Fruto de um curso homônimo, promovido pelo Sustentarea, Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão (Nace) da Faculdade de Saúde Pública (FSP), em parceria com a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o livro representa uma oportunidade única de reafirmar a alimentação como uma necessidade inadiável, como destacou Débora Bós e Silva, líder do Multiplica ODS (Sustentarea USP) e uma das autoras do livro, no prefácio.

Para a pesquisadora do Sustentarea, é fundamental compreender como os sistemas alimentares se relacionam com a Agenda 2030, um plano de ação global estabelecido em 2015 pelas Nações Unidas visando a assegurar uma vida digna às populações e respeitosa ao planeta.

“Refletir nos dias de hoje sobre a tarefa de garantir e efetivar o direito humano e fundamental à alimentação, sem perder de vista a sua relação com os demais direitos, pode ser extremamente árdua, sobretudo quando o desafio principal perpassa por compreender a realidade que nos envolve, em seus aspectos ambientais, sociais e econômicos”, comentou Débora Bós e Silva, que também é doutoranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O livro já está disponível para download gratuito no Portal de Livros Abertos da USP, e integra a Coleção ABCD Agenda 2030 e a categoria Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Notícias relacionadas

Rolar para cima