Leitura rápida

Insumo à base de urucum atua no controle de gordura no fígado
25 de outubro de 2024, 11:03

Fonte

Caroline Roxo, Inova Agência de Inovação da Unicamp

Publicação Original

Áreas

Bioquímica, Biotecnologia Alimentar, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Desenvolvimento de Fármacos, Engenharia de Alimentos, Farmacologia, Hepatologia, Indústria Farmacêutica, Obesidade, Produtos Naturais, Suplementos, Toxicologia

Compartilhar

Resumo

Pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram, a partir da semente do urucum, um insumo que pode ser usado em medicamentos que atuam sobre o controle metabólico, como no nível de lipídios e acúmulo de gordura no fígado.

O insumo, chamado Colliv, já foi licenciado pela Rubian Extratos, empresa formada pelos pesquisadores da Unicamp.

Para produzir o Colliv, é preciso extrair e purificar um complexo oleaginoso da semente do urucum. Esse processo extrai uma variedade de fitoquímicos do urucum, todos com propriedades benéficas para a redução da gordura hepática.

O produto é recomendado para pessoas obesas ou em situação de sobrepeso, uma vez que essa condição representa um fator de risco para o desenvolvimento de doenças hepáticas.

A chegada do produto ao mercado, capaz de auxiliar na regulação dos níveis de colesterol, reduzir gordura hepática e contribuir para a prevenção do diabetes tipo II, impacta positivamente o cenário atual de saúde pública relacionada à obesidade.

Os pesquisadores conduziram testes de toxicidade hepática para averiguar a segurança do produto e não foi encontrado qualquer indício que pudesse pôr em risco a saúde humana.

“Essa história de sucesso exemplifica como a ciência e a tecnologia podem se unir para criar soluções inovadoras que impactam positivamente a vida das pessoas”, disse o Dr. Mário Maróstica Júnior, professor da FEA/Unicamp.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Rolar para cima