Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram, a partir da semente do urucum, um insumo que pode ser usado em medicamentos que atuam sobre o controle metabólico, como no nível de lipídios e acúmulo de gordura no fígado.
O insumo, chamado Colliv, já foi licenciado pela Rubian Extratos, empresa formada pelos pesquisadores da Unicamp.
Para produzir o Colliv, é preciso extrair e purificar um complexo oleaginoso da semente do urucum. Esse processo extrai uma variedade de fitoquímicos do urucum, todos com propriedades benéficas para a redução da gordura hepática.
O produto é recomendado para pessoas obesas ou em situação de sobrepeso, uma vez que essa condição representa um fator de risco para o desenvolvimento de doenças hepáticas.
A chegada do produto ao mercado, capaz de auxiliar na regulação dos níveis de colesterol, reduzir gordura hepática e contribuir para a prevenção do diabetes tipo II, impacta positivamente o cenário atual de saúde pública relacionada à obesidade.
Os pesquisadores conduziram testes de toxicidade hepática para averiguar a segurança do produto e não foi encontrado qualquer indício que pudesse pôr em risco a saúde humana.
“Essa história de sucesso exemplifica como a ciência e a tecnologia podem se unir para criar soluções inovadoras que impactam positivamente a vida das pessoas”, disse o Dr. Mário Maróstica Júnior, professor da FEA/Unicamp.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Inova Agência de Inovação da Unicamp.
Leia também:

Universidade Federal de Juiz de Fora
Universidade Federal de São Paulo