Notícia com publicação científica
Igarapés da Amazônia podem sofrer os efeitos das mudanças climáticas e da poluição por microplásticos
Mudanças climáticas e a poluição por microplásticos podem afetar diretamente os processos de decomposição nos igarapés amazônicos
Seriquepassos via Wikimedia Commons
17 de julho de 2025, 09:22

Fonte

UFPA

Publicação Original

Áreas

Biologia, Biotecnologia Marinha, Ciência Ambiental, Clima, Ecologia, Engenharia Florestal, Geografia, Micologia, Modelagem Climática, Monitoramento Ambiental, Mudanças Climáticas, Oceanografia, Pesca, Recursos Hídricos, Saúde Ambiental, Segurança Alimentar, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

Um novo estudo em laboratório permite antecipar a reação dos igarapés da Amazônia a cenários futuros com diferentes condições climáticas, inclusive com a presença de microplásticos.

Em ambiente que pode simular diferentes condições de temperatura e concentração de gás carbônico, os pesquisadores estudaram fungos conidiais, que desempenham um papel importante na decomposição das folhas que caem na água provenientes da vegetação.

A pesquisa em ambiente controlado mostrou o potencial de condições extremas sobre a redução da decomposição, o que significaria menos nutrientes disponíveis na água, menos alimentos para os organismos aquáticos e ações que afetam toda a cadeia alimentar, desde insetos e peixes até a pesca, a segurança alimentar e o abastecimento de água das populações humanas.

Foco do Estudo

Estudar, em ambiente laboratorial controlado, como fungos que participam da decomposição de folhas que caem na água reagem às ameaças ambientais em diferentes cenários climáticos, incluindo a presença de microplásticos.

Estudo

Criamos um cenário do futuro em miniatura para entender como os organismos que mantêm os igarapés funcionando vão reagir às mudanças que já estão em curso. Os fungos aquáticos são invisíveis aos nossos olhos, mas cumprem um papel central ao decompor folhas e garantir o fluxo de nutrientes nos ambientes de água doce. Sem eles, toda a cadeia alimentar pode ser impactada, incluindo os peixes e a segurança alimentar de muitas comunidades

Dra. Viviane Firmino, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFPA e primeira autora do estudo

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Doutora pelo do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da UFPA
Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima