Leitura rápida

FNDE e UFSC lançam guia para análise de cardápios do Programa Nacional de Alimentação Escolar
9 de setembro de 2025, 11:41

Fonte

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Universidade Federal de Santa Catarina

Publicação Original

Áreas

Alimentação Escolar, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Educação Alimentar, Laticínios, Nutrição Clínica, Nutrição Materno Infantil, Qualidade dos Alimentos

Compartilhar

Resumo

Em conjunto com o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançou recentemente o Guia para análise de cardápios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O material reúne orientações técnicas, critérios objetivos e instrumentos de apoio para que os Conselhos de Alimentação Escolar possam avaliar, de forma qualificada, os cardápios das escolas públicas em todo o país.

A iniciativa busca fortalecer o controle social e garantir que o PNAE cumpra sua missão de assegurar o direito humano à alimentação adequada e saudável a milhões de estudantes brasileiros. Segundo os pesquisadores da UFSC, o material interpreta a legislação em uma linguagem mais simples e prática, trazendo listas de verificação, tabelas comparativas e referências técnicas, legais e operacionais.

A proposta é oferecer suporte aos conselheiros no acompanhamento do PNAE, considerando pontos como a qualidade nutricional, aplicação dos recursos, condições de infraestrutura e respeito à cultura alimentar das comunidades locais.

Entre as novidades, o documento incorpora determinações recentes da legislação, como: aplicação mínima de 85% dos recursos em alimentos in natura ou minimamente processados; limite de até 10% em produtos processados ou ultraprocessados e 5% em ingredientes culinários e frequência mínima semanal para frutas, verduras, legumes e alimentos ricos em ferro e vitamina A.

O material ainda auxilia conselheiros diante de dificuldades recorrentes, como acesso restrito a informações sobre a execução do programa, necessidade de visitas a escolas em áreas rurais ou de difícil acesso e complexidade técnica na análise de cardápios.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Rolar para cima