
Fonte
Universidade Maastricht
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Nos Países Baixos, pesquisadores desenvolveram um software de acesso gratuito que pode desvendar rotas de produção de substâncias químicas naturais em plantas, a partir de um conjunto de dados dos vegetais.
A nova ferramenta pode acelerar pesquisas sobre plantas e ajudar na descoberta de medicamentos e em pesquisas de biologia em geral.
Foco do Estudo
Estudo
Nos Países Baixos, cientistas criaram uma nova ferramenta digital chamada MEANtools, que ajuda a descobrir como as plantas produzem suas substâncias naturais, reduzindo significativamente o trabalho em laboratório.
As plantas produzem uma grande variedade de substâncias químicas especiais, também chamadas de metabólitos especializados. Essas substâncias as protegem de doenças, atraem insetos para polinização ou as ajudam a se adaptar a condições adversas. Mas como as plantas produzem essas substâncias ainda é um mistério em muitos casos.
É aí que entra a MEANtools: o software inteligente pode acessar grandes quantidades de dados, como informações do DNA de uma planta, a atividade de seus genes e as substâncias químicas encontradas nela, para encontrar pistas sobre como essas substâncias são produzidas.
Sem a necessidade de condições iniciais ou alvos predefinidos, o software encontra padrões sozinho. Isso reduz a necessidade de trabalho em laboratório, já que os cientistas agora podem direcionar sua busca com base nos resultados do MEANtools.
O estudo foi publicado na revista científica PLOS Biology.
Este projeto representa um grande avanço na forma como podemos usar dados para desvendar os segredos da química vegetal
Resultados
Para testar a ferramenta, os pesquisadores a utilizaram com foco em tomates. O MEANtools descobriu corretamente a maioria das etapas de como os tomates produzem falcarindiol, um composto poliacetilênico que possui propriedades antifúngicas, anticancerígenas, anti-inflamatórias e antidiabéticas. E ainda melhor, a ferramenta também descobriu novas possíveis rotas de produção que os cientistas desconheciam antes.
“O MEANtools pode ser usado para mais do que apenas plantas; ele também pode nos ajudar a entender a biologia complexa de outros organismos”, disse o Dr. Kumar Saurabh Singh, professor e pesquisador da Universidade Maastricht e primeiro autor do estudo.
O software está disponível gratuitamente e os desenvolvedores esperam que ajude cientistas que trabalham com pesquisa de plantas, descoberta de medicamentos e biologia em geral.
O MEANtools é um esforço conjunto de cientistas da Universidade Maastricht, Universidade de Wageningen e Universidade de Utrecht, todas nos Países Baixos.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica PLOS Biology (em inglês).
Mais Informações
Acesse a página de documentação e instalação do software MEANtools (em inglês).
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Maastricht (em inglês).
Notícias relacionadas
Universidade do Porto
Escola Politécnica Federal de Lausanne