Notícia com publicação científica
Estudo revela os principais impactos do vírus Zika na infância
Maior análise com dados primários já realizada no mundo sobre crianças com microcefalia associada ao vírus zika traz novos conhecimentos sobre os comprometimentos causados

Gustavo Frazao via Shutterstock

6 de janeiro de 2026, 16:58

Fonte

Everton Lima, IFF/Fiocruz

Publicação Original

Áreas

Atenção Primária, Biologia, Ciências Sociais, Epidemiologia, Medicina, Microbiologia, Neonatologia, Neurociências, Neurologia, Pediatria, Radiologia, Saúde Mental, Saúde da Criança, Virologia

Compartilhar

Resumo

Pesquisadores realizaram a maior análise com dados primários já realizada no mundo sobre crianças com microcefalia associada ao vírus zika, considerando informações de 843 crianças com microcefalia ao nascimento, na primeira avaliação ou durante o acompanhamento, nascidas entre janeiro de 2015 e julho de 2018.

Os dados são provenientes de 12 coortes que integram o Consórcio Brasileiro de Coortes de Zika (ZBC-Consórcio), uma iniciativa que reúne pesquisadores de diferentes estados e instituições do Brasil e do exterior.

Os pesquisadores confirmaram que a Síndrome Congênita do Zika vai além da microcefalia, envolvendo um conjunto complexo de alterações neurológicas, oftalmológicas e motoras.

Os autores destacaram a necessidade de cuidado multidisciplinar contínuo e políticas públicas que garantam suporte às famílias e às crianças afetadas.

Foco do Estudo

Analisar os comprometimentos causados pelo vírus Zika em crianças com microencefalia.

Por que é importante?

Estudo

Até o momento, a caracterização da Síndrome Congênita do Zika (SCZ) se baseava em séries de casos e estudos com poucos participantes em estudos individuais. O tamanho relativamente grande da amostra permitiu observar que, entre as crianças com microcefalia, existe um espectro de gravidade e diferentes tipos de manifestações da Síndrome

Dra. Maria Elisabeth Lopes Moreira, pesquisadora do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)

Resultados

Esses graves danos ao SNC [sistema nervoso central] exigem cuidados multidisciplinares e assistência de diferentes especialidades médicas e de outras áreas da saúde

Dr. Ricardo Ximenes, pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade de Pernambuco (UPE)

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor da Universidade de Pernambuco (UPE)
Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Pesquisadora do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)
Pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Universidade de Pernambuco (UPE)

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima