Leitura rápida

Shakirov Albert via Shutterstock
Por Redação SciAdvances
Fonte
Áreas
Compartilhar
Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) analisou dados de 130 crianças entre 6 e 11 anos e identificou que a obesidade pode causar danos à saúde cardiovascular e aumentar o risco de doenças como aterosclerose, infarto e acidente vascular cerebral (AVC) já na infância.
Os pesquisadores identificaram sinais precoces de inflamação e disfunção no endotélio – a camada que reveste os vasos sanguíneos – em crianças com sobrepeso e obesidade.
Foram medidos indicadores como índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura, pressão arterial e função endotelial da microvasculatura. Crianças com sobrepeso e obesidade apresentaram pior desempenho no Índice de Hiperemia Reativa (RHI), que avalia a saúde dos microvasos.
Os pesquisadores defendem a necessidade urgente de ampliar e fortalecer políticas públicas para prevenir a obesidade infantil, especialmente em comunidades com vulnerabilidade socioeconômica.
A Dra. Maria do Carmo Pinho Franco, professora da Unifesp, é a autora sênior do estudo, publicado na revista científica International Journal of Obesity. Fernanda Thomazini, doutoranda da Unifesp, é a primeira autora do estudo, enquanto o Dr. Mauro Eugênio Medina Nunes, pesquisador da Unipampa, é o autor correspondente da publicação científica.
Autores/Pesquisadores Citados
Publicação
Acesse o resumo do artigo científico (em inglês).
Outros avanços

Massachusetts General Brigham

Universidade Maastricht

