Leitura rápida

Estudo internacional confirma eficácia da terapia cognitivo-comportamental no tratamento de diversos transtornos mentais
7 de outubro de 2025, 19:08

Fonte

Universidade de Sevilha

Publicação Original

Áreas

Atenção Primária, Neurociências, Psicologia, Psiquiatria, Saúde Mental

Compartilhar

Resumo

A Dra. Emma Motrico, pesquisadora da Universidade de Sevilha, na Espanha, participou de um estudo internacional que consolida as evidências científicas sobre a eficácia da terapia cognitivo-comportamental (TCC) no tratamento de múltiplos transtornos mentais em adultos.

A meta-análise, publicada na revista científica JAMA Psychiatry, incluiu 375 ensaios clínicos randomizados com quase 33.000 pacientes. Os resultados mostram que a TCC oferece benefícios significativos em transtornos como depressão maior, ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo, bulimia e, especialmente, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e fobias específicas, onde foram observados os efeitos terapêuticos mais potentes.

A pesquisadora da Universidade de Sevilha desempenhou um papel de liderança no desenho metodológico e na validação dos dados, contribuindo com sua expertise em psicologia clínica e meta-análise. A contribuição foi fundamental para garantir a qualidade do processo de revisão e análise, em um esforço colaborativo que envolveu especialistas de mais de 20 instituições em todo o mundo.

Além de demonstrar a eficácia da TCC em múltiplos diagnósticos, o estudo esclareceu seu grau de eficácia dependendo do tipo de transtorno e do grupo de comparação, o que ajudará os clínicos a tomarem decisões mais informadas.

Os pesquisadores também destacaram a necessidade de mais pesquisas em áreas onde as evidências ainda são limitadas, como transtornos psicóticos ou bipolares.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Pesquisadora da Universidade de Sevilha

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima