Notícia com publicação científica
Estudo destaca a importância do diagnóstico precoce de câncer em pacientes com sintomas não específicos
Estudo de longo prazo realizado no Reino Unido acompanhou 4.800 pacientes com sintomas não específicos
Ground Picture via Shutterstock
12 de setembro de 2025, 16:10

Fonte

Universidade de Oxford

Publicação Original

Áreas

Análises Clínicas, Atenção Primária, Biomedicina, Bioquímica, Enfermagem, Epidemiologia, Estudo Clínico, Oncologia, Patologia, Urgência e Emergência

Compartilhar

Resumo

No Reino Unido, pesquisadores acompanharam, durante 6 anos, mais de 4.800 pacientes encaminhados a um programa de diagnóstico rápido do Serviço Nacional de Saúde (NHS) com suspeita de câncer, porém com sintomas não específicos.

Deste total de pacientes, 8,8% foram diagnosticados com câncer, principalmente câncer de pulmão, pâncreas, mama, linfoma não Hodgkin e colorretal. Outros 10,9% receberam diagnósticos graves não relacionados ao câncer.

O estudo mostrou que certas combinações de sintomas e anormalidades nos exames aumentaram significativamente a probabilidade de um diagnóstico de câncer.

O diagnóstico precoce de câncer pode salvar milhares de vidas a cada ano e reduzir significativamente os custos de tratamento para os sistemas de saúde.

Foco do Estudo

Melhorar o diagnóstico precoce em pacientes com suspeita de câncer na atenção primária, mesmo com sintomas não específicos.

Por que é importante?

Estudo

Nossas descobertas reforçam o valor de vias de sintomas não específicas, como a SCAN, na identificação de cânceres de difícil diagnóstico, mas também destacam o número considerável de achados incidentais que podem exercer pressão adicional sobre os sistemas de saúde. Este estudo fornece insights vitais para médicos, coordenadores e formuladores de políticas que buscam aprimorar o diagnóstico precoce sem sobrecarregar os serviços

Dra. Claire Friedemann Smith, pesquisadora do Departamento de Ciências da Saúde da Atenção Primária da Universidade de Oxford e coautora do estudo

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Pesquisadora do Departamento de Ciências da Saúde da Atenção Primária da Universidade de Oxford e coautora do estudo

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima