Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
A cada ano, 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis são produzidas globalmente e apenas 15% são reciclados ou reaproveitados com processos que normalmente usam produtos químicos nocivos.
Na Universidade de Alberta, no Canadá, estudantes de vários cursos de graduação se reuniram em uma equipe interdisciplinar para participar da iGEM 2024 Grand Jamboree – uma exposição global de biologia sintética – com foco no reaproveitamento de resíduos da indústria fast fashion.
Entre outras 400 equipes de 50 países, a competição desafiou estudantes a utilizarem biologia sintética na identificação e na resolução de problemas globais.
Os estudantes da Universidade de Alberta utilizaram bactérias E. coli geneticamente modificadas para decompor os tecidos residuais em aminoácidos e açúcares, usados como matéria-prima para a confecção de seda (de aranha) sintética.
A seda sintética é muito valorizada na indústria biomédica, aeronáutica e na própria indústria da moda, devido à sua resistência e durabilidade.
A equipe realizou o trabalho em duas etapas, adicionando estruturas genéticas conhecidas como plasmídeos às bactérias. Na primeira etapa, as bactérias recebem e replicam instruções para degradar roupas feitas de materiais como queratina e celulose. Na segunda etapa, um conjunto diferente de bactérias recebeu instruções para produzir seda de aranha.
Os estudantes elaboraram o plano, entrevistaram potenciais usuários da indústria, desenvolveram modelos metabólicos em computadores, trabalharam com bactérias, arrecadaram fundos, compartilharam a ciência com alunos do ensino médio por meio de eventos de extensão e apresentaram o trabalho na iGEM, em Paris. Eles competiram na categoria de graduação em moda e cosméticos com foco em sustentabilidade.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a página do iGEM 2024 Grand Jamboree (em inglês).
Acesse a notícia original completa na página da Universidade de Alberta (em inglês).
Leia também:
Universidade de Quioto
Jornal da Unesp