Leitura rápida

Especialista na área de Genética Populacional da Universidade do Porto junta-se ao conselho científico de organização europeia de Ciências da Vida
31 de janeiro de 2025, 18:28

Fonte

Luísa Melo, i3S/Universidade do Porto

Publicação Original

Áreas

Bioinformática, Biologia, Biotecnologia, Genética, Genômica, Proteômica

Compartilhar

Resumo

A Dra. Luísa Pereira, líder do grupo pesquisa em Diversidade Genética do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto, em Portugal, foi convidada para integrar o Scientific Advisory Board do ELIXIR, uma organização intergovernamental que coordena e desenvolve recursos no domínio das ciências da vida em toda a Europa.

A cientista junta-se, durante três anos, ao grupo restrito de 14 membros que compõem o Scientific Advisory Board do ELIXIR como especialista na área da Genética Populacional.

O ELIXIR reúne cientistas de mais de 240 institutos de pesquisa de 21 países membros, três países observadores e o Instituto Europeu de Bioinformática do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL), no Reino Unido.

O principal objetivo da organização é permitir que os pesquisadores possam ter acesso e analisar mais facilmente enormes quantidades de dados produzidos nas ciências da vida, trocar conhecimentos especializados e aplicar as melhores práticas de modo a obter novos conhecimentos sobre a forma como os organismos vivos funcionam na saúde e na doença e melhorar o impacto das pesquisas na área.

A Dra. Luísa Pereira, que trabalha frequentemente com pesquisadores de países africanos, da Península Árabe, da Ásia e da América Central e do Sul, garante que fará tudo para “melhorar a equidade na caraterização genômica em todo o mundo”.

Segundo a pesquisadora, a lista de recursos de dados do ELIXIR “inclui bases de dados bem conhecidas (…), tais como Ensembl (navegador para genomas de vertebrados); GWAS Catalog (coleção de estudos de associação genômica); The Human Protein Atlas (HPA – mapa das proteínas humanas em células, tecidos e órgãos); UniProt (recurso abrangente para dados de sequência e anotação de proteínas); bem como arquivos EGA e ENA (arquivos de dados genômicos de alto rendimento)”.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Líder do grupo pesquisa em Diversidade Genética do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) da Universidade do Porto

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima