Notícia com publicação científica
Dispositivo usa tecnologia de nanogotas de água para remover até 99,9% de poeira ultrafina do ar
Tecnologia desenvolvida por pesquisadores do KAIST, na Coreia do Sul, está sendo comercializada por startup

Divulgação, A2US

11 de dezembro de 2025, 15:49

Fonte

KAIST

Publicação Original

Áreas

Biofísica, Biomecânica, Ciência dos Materiais, Engenharia Ambiental, Nanotecnologia, Qualidade do Ar, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

Na Coreia do Sul, pesquisadores desenvolveram um pequeno dispositivo que agrega uma nova tecnologia de purificação de ar à base de água que combina nanogotículas que capturam poeira (eletrospray de água) com uma nanoestrutura do tipo ‘esponja’ que absorve água de forma autônoma (nanofibras higroscópicas).

O dispositivo conta com abastecimento de água próprio, tem desempenho silencioso, não gera ozônio e opera com consumo de energia ultrabaixo.

Em testes em uma câmara experimental com volume limitado, o dispositivo removeu 99,9% de diversas partículas na faixa de PM0,3 a PM10 em 20 minutos. Em particular, apresentou desempenho excepcional ao remover 97% da poeira ultrafina PM0,3, difícil de eliminar com purificadores de ar convencionais com filtro, em apenas 5 minutos.

Foco do Estudo

Desenvolver tecnologia para a remoção sustentável de partículas ultrafinas do ar.

Estudo

O novo dispositivo supera as limitações dos purificadores de ar convencionais, eliminando a necessidade de troca de filtros, não produzindo ozônio e removendo até mesmo partículas PM0,3 (com diâmetro de 0,3 μm), que correspondem a cerca de 1/200 da espessura de um fio de cabelo humano, em um curto período de tempo

Pesquisadores participantes do projeto

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor do Departamento de Ciência e Engenharia de Materiais do KAIST
Professor do Departamento de Engenharia Mecânica do KAIST

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima