Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Pesquisadores do Memorial Sloan Kettering (MSK) Cancer Center, nos EUA, publicaram resultados do primeiro estudo clínico a mostrar que uma intervenção alimentar rica em fibras à base de plantas pode atrasar a progressão do mieloma múltiplo, um tipo de câncer sanguíneo raro e incurável que afeta a medula óssea.
O estudo contou com 20 participantes com um distúrbio sanguíneo pré-canceroso e um índice de massa corporal (IMC) elevado em risco de desenvolver mieloma múltiplo.
Os participantes receberam 12 semanas de refeições ricas em fibras vegetais e 24 semanas de treinamento. Dois participantes com doença progressiva antes do estudo mostraram uma melhora significativa na trajetória de progressão da doença.
Durante o estudo, os participantes foram encorajados a comer o quanto quisessem, desde que fossem alimentos integrais de origem vegetal, como frutas, vegetais, nozes, sementes, grãos integrais e legumes.
Com essas mudanças na dieta, houve melhorias significativas na qualidade de vida, resistência à insulina, saúde do microbioma intestinal e inflamação. Em média, os participantes perderam 8% do peso corporal após 12 semanas.
As descobertas foram confirmadas em um modelo de camundongo com mieloma latente, onde 44% dos camundongos alimentados com a dieta rica em fibras não progrediram para mieloma, em comparação com a dieta padrão, em que todos os camundongos progrediram para mieloma.
“Este estudo demonstra o poder da nutrição – especificamente uma dieta rica em fibras à base de plantas – e melhora a compreensão de como ela pode levar a melhorias no microbioma e no metabolismo para construir um sistema imunológico mais forte”, disse a Dra. Urvi Shah, especialista em mieloma do MSK Cancer Center e líder do estudo NUTRIVENTION (Intervenção Dietética Rica em Fibras).
Os resultados do estudo foram publicados recentemente no Congresso Anual da Sociedade Americana de Hematologia.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a publicação no Congresso Anual da Sociedade Americana de Hematologia (em inglês).
Acesse a notícia original completa na página do Memorial Sloan Kettering Cancer Center (em inglês).
Leia também:

Instituto de Tecnologia de Massachusetts