Leitura rápida

Novo estudo revela que dieta rica em fibras pode atrasar a progressão de mieloma múltiplo
10 de dezembro de 2024, 14:40

Fonte

Nick Gardner, MSK Cancer Center

Publicação Original

Áreas

Nutrição Clínica, Nutrição Funcional, Obesidade, Qualidade dos Alimentos

Compartilhar

Resumo

Pesquisadores do Memorial Sloan Kettering (MSK) Cancer Center, nos EUA, publicaram resultados do primeiro estudo clínico a mostrar que uma intervenção alimentar rica em fibras à base de plantas pode atrasar a progressão do mieloma múltiplo, um tipo de câncer sanguíneo raro e incurável que afeta a medula óssea.

O estudo contou com 20 participantes com um distúrbio sanguíneo pré-canceroso e um índice de massa corporal (IMC) elevado em risco de desenvolver mieloma múltiplo.

Os participantes receberam 12 semanas de refeições ricas em fibras vegetais e 24 semanas de treinamento. Dois participantes com doença progressiva antes do estudo mostraram uma melhora significativa na trajetória de progressão da doença.

Durante o estudo, os participantes foram encorajados a comer o quanto quisessem, desde que fossem alimentos integrais de origem vegetal, como frutas, vegetais, nozes, sementes, grãos integrais e legumes.

Com essas mudanças na dieta, houve melhorias significativas na qualidade de vida, resistência à insulina, saúde do microbioma intestinal e inflamação. Em média, os participantes perderam 8% do peso corporal após 12 semanas.

As descobertas foram confirmadas em um modelo de camundongo com mieloma latente, onde 44% dos camundongos alimentados com a dieta rica em fibras não progrediram para mieloma, em comparação com a dieta padrão, em que todos os camundongos progrediram para mieloma.

“Este estudo demonstra o poder da nutrição – especificamente uma dieta rica em fibras à base de plantas – e melhora a compreensão de como ela pode levar a melhorias no microbioma e no metabolismo para construir um sistema imunológico mais forte”, disse a Dra. Urvi Shah, especialista em mieloma do MSK Cancer Center e líder do estudo NUTRIVENTION (Intervenção Dietética Rica em Fibras).

Os resultados do estudo foram publicados recentemente no Congresso Anual da Sociedade Americana de Hematologia.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Rolar para cima