Leitura rápida

Dieta lactovegetariana supera dieta vegana na prevenção do diabetes tipo 2
15 de maio de 2025, 19:47

Fonte

Universidade de Reading

Publicação Original

Áreas

Alimentação Vegana, Educação Alimentar, Laticínios, Metabolismo, Nutrição Clínica, Nutrição Funcional, Qualidade dos Alimentos

Compartilhar

Resumo

Incluir laticínios em uma dieta vegetariana pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue melhor do que consumir apenas uma dieta vegana. Esse é o resultado de um estudo randomizado utilizando monitoramento contínuo da glicose e metabolômica direcionada, liderado por pesquisadores da Universidade de Reading, no Reino Unido, e da Fundação de Pesquisa de Diabetes de Madras, na Índia.

O estudo, publicado na revista científica Clinical Nutrition, incluiu 30 pessoas que seguiam uma dieta lactovegetariana (dieta vegetariana incluindo laticínios) ou uma dieta vegana.

Os resultados mostraram que as pessoas que seguiam a dieta lactovegetariana apresentaram níveis médios de glicose no sangue mais baixos em comparação com aquelas que seguiam a dieta vegana, após ajustes para idade, sexo, índice de massa corporal e concentrações basais de glicose.

Os pesquisadores conduziram o estudo de 14 dias comparando as duas dietas diferentes em adultos saudáveis. As dietas foram idênticas em calorias, proteínas e carboidratos. A única diferença era que uma incluía laticínios (cerca de 558 g por dia — principalmente leite com um pouco de iogurte e queijo), enquanto a outra usava alternativas vegetais como leite de soja e tofu.

A equipe de pesquisa usou sensores para monitorar os níveis de glicemia a cada 15 minutos durante duas semanas. Essa tecnologia permitiu que eles observassem padrões detalhados que não seriam observáveis em exames de sangue padrão.

O grupo que consumiu laticínios apresentou níveis mais altos de acetil carnitina, um composto que ajuda as células a usar gordura como energia e reduz o estresse oxidativo — o dano celular que pode ocorrer quando a glicose no sangue está muito alta. Esse efeito protetor pode explicar por que o grupo que consumiu laticínios manteve níveis de glicose no sangue mais baixos e estáveis.

O grupo vegano apresentou níveis mais altos de fenilalanina — um aminoácido essencial encontrado em alimentos ricos em proteínas que pode interferir na forma como o corpo processa o açúcar quando os níveis estão muito altos. Essas descobertas podem explicar por que estudos anteriores mostraram que pessoas que consomem laticínios regularmente tendem a ter taxas mais baixas de diabetes tipo 2.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima