Com publicação científica

Mal do Panamá
Descoberta genética traz esperança para o cultivo global de bananas
Mal do Panamá ameaça bananas-nanicas, a variedade mais comum no mundo

Dra. Elizabeth Aitken, Universidade de Queensland

Plantas de banana Calcutta 4 selecionadas para estudo de resistência ao Fusarium STR4 em estufa

Por Redação SciAdvances

22 de fevereiro de 2026, 16:14

Fonte

Áreas

Agricultura, Agronomia, Bioinformática, Biologia, Biotecnologia, Botânica, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Engenharia Biológica, Engenharia de Alimentos, Genética, Micologia

Compartilhar

Mal do Panamá

O Mal do Panamá, causado pelo fungo Fusarium oxysporum f. sp. cubense, é a doença mais destrutiva das plantações de banana em todo o mundo: o fungo de solo penetra nas raízes da bananeira e obstrui o sistema vascular (xilema), bloqueando a absorção de nutrientes e causando seca e morte da planta.

A banana-maçã é extremamente suscetível ao fungo. Já a banana-nanica, ou banana Cavendish, está globalmente bastante ameaçada pela variante Fusarium TR4 (Raça 4 Tropical) e também pela variante menos agressiva Fusarium STR4 (Raça 4 Subtropical).

Avanço: estudo identifica cromossomo de resistência ao fungo Fusarium STR4

Em um importante avanço para programas de melhoramento genético de bananas, uma equipe de pesquisa liderada por cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Montpellier, na França, identificou a região genômica que controla a resistência ao fungo Fusarium STR4 (Raça 4 Subtropical).

O Dr. Andrew Chen, pesquisador da Universidade de Queensland e primeiro autor do estudo, destacou que a equipe de pesquisa localizou a fonte de resistência ao fungo Fusarium STR4 no cromossomo 5 da banana diploide selvagem Calcutta 4.

O pesquisador ressaltou a importância da descoberta por ser a primeira análise genética da resistência à Raça 4 do fungo Fusarium nesta subespécie selvagem de banana.

A Dra. Elizabeth Aitken, professora da Universidade de Queensland, é a autora sênior do estudo publicado na revista científica Horticulture Research.

Cinco anos de pesquisa para avançar em melhoramentos genéticos

Autores/Pesquisadores Citados

Pesquisador da Universidade de Queensland
Professora da Universidade de Queensland

Publicação

Outros avanços

Rolar para cima