Com publicação científica

Dra. Elizabeth Aitken, Universidade de Queensland
Plantas de banana Calcutta 4 selecionadas para estudo de resistência ao Fusarium STR4 em estufa
Por Redação SciAdvances
Fonte
Áreas
Compartilhar
O Mal do Panamá, causado pelo fungo Fusarium oxysporum f. sp. cubense, é a doença mais destrutiva das plantações de banana em todo o mundo: o fungo de solo penetra nas raízes da bananeira e obstrui o sistema vascular (xilema), bloqueando a absorção de nutrientes e causando seca e morte da planta.
A banana-maçã é extremamente suscetível ao fungo. Já a banana-nanica, ou banana Cavendish, está globalmente bastante ameaçada pela variante Fusarium TR4 (Raça 4 Tropical) e também pela variante menos agressiva Fusarium STR4 (Raça 4 Subtropical).
Em um importante avanço para programas de melhoramento genético de bananas, uma equipe de pesquisa liderada por cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Montpellier, na França, identificou a região genômica que controla a resistência ao fungo Fusarium STR4 (Raça 4 Subtropical).
O Dr. Andrew Chen, pesquisador da Universidade de Queensland e primeiro autor do estudo, destacou que a equipe de pesquisa localizou a fonte de resistência ao fungo Fusarium STR4 no cromossomo 5 da banana diploide selvagem Calcutta 4.
O pesquisador ressaltou a importância da descoberta por ser a primeira análise genética da resistência à Raça 4 do fungo Fusarium nesta subespécie selvagem de banana.
A Dra. Elizabeth Aitken, professora da Universidade de Queensland, é a autora sênior do estudo publicado na revista científica Horticulture Research.
Para chegar aos resultados da pesquisa, foram necessários 5 anos: cada geração de cruzamentos realizados com a banana precisou ser cultivada por pelo menos 12 meses antes de ser testada, examinada e então usada para melhoramento genético após a floração.
Durante o estudo, a equipe utilizou uma combinação de genética direta (desenvolvimento populacional e triagem de doenças), sequenciamento genômico e análise de segregantes agrupados.
O Dr. Chen afirmou que a descoberta poderá ajudar no desenvolvimento de variedades comerciais de banana-nanica resistentes ao Mal do Panamá. Porém, o pesquisador lembrou que os resultados de resistência foram obtidos para a Calcutta 4, uma variedade selvagem que não produz frutos comestíveis.
Os resultados foram publicados na revista científica Horticulture Research.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Outros avanços

Universidade de Washington em St. Louis


