Notícia com publicação científica
Condição anormal de válvula cardíaca pode estar associada a arritmias graves mesmo após cirurgia
Mesmo após correção cirúrgica bem sucedida, pacientes com disjunção do anel mitral ainda têm maior risco de distúrbios graves do ritmo cardíaco
stefamerpik via Freepik
16 de abril de 2025, 14:11

Fonte

Anna Björklund, Instituto Karolinska

Publicação Original

Áreas

Cardiologia, Epidemiologia, Fisiologia, Medicina, Patologia, Urgência e Emergência

Compartilhar

Resumo

Pesquisadores acompanharam os resultados de 599 pacientes com prolapso da válvula mitral submetidos a cirurgia cardíaca na Suécia entre 2010 e 2022, sendo que 16% desses pacientes apresentavam disjunção do anel mitral (DAM).

Mesmo após a cirurgia, os pacientes com DAM apresentaram um risco três vezes maior de arritmias ventriculares em comparação com pacientes sem DAM pré-operatória.

Os pesquisadores estão estudando hipóteses sobre o que justificaria o maior risco de arritmias mesmo após a cirurgia corretiva.

Foco do Estudo

Observar se a cirurgia de correção de prolapso da válvula mitral realmente diminui o risco pós-operatório de arritmias graves em pacientes com disjunção do anel mitral.

Por que é importante?

Estudo

Conseguimos demonstrar que pessoas com DAM apresentam um risco significativamente maior de sofrer arritmias ventriculares, um tipo perigoso de distúrbio do ritmo cardíaco que, no pior dos casos, pode levar à parada cardíaca em um subconjunto de pacientes

Dra. Bahira Shahim, professora do Departamento de Medicina do Instituto Karolinska e cardiologista do Hospital Universitário Karolinska

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professora do Departamento de Medicina do Instituto Karolinska e cardiologista do Hospital Universitário Karolinska

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima