Leitura rápida

Cinco minutos de exercícios físicos por dia podem ajudar a reduzir a pressão arterial
7 de novembro de 2024, 08:39

Fonte

Katie Spenceley, Universidade de Sydney

Publicação Original

Áreas

Cardiologia, Educação Física, Gerontologia

Compartilhar

Resumo

Uma nova pesquisa mostrou que a realização de exercícios físicos que aumentam a frequência cardíaca, mesmo durante pouco tempo, pode ajudar a reduzir a pressão arterial.

O estudo foi publicado na revista científica Circulation e realizado por especialistas do Consórcio ProPASS (Prospective Physical Activity, Sitting and Sleep), uma colaboração acadêmica internacional liderada pela Universidade de Sydney e pela University College London, no Reino Unido.

Os pesquisadores analisaram dados de saúde de 14.761 voluntários em cinco países para verificar como a mudança de comportamento em relação à atividade física ao longo do dia pode influenciar na pressão arterial. Cada participante usou um dispositivo vestível na coxa para medir sua atividade e pressão arterial ao longo do dia e da noite.

Os resultados mostraram que apenas cinco minutos de atividade por dia podem reduzir potencialmente a pressão arterial, enquanto a substituição de comportamentos sedentários por 20 a 27 minutos de exercício por dia – incluindo caminhada em subidas ou subir escadas, correr e andar de bicicleta – também ajuda em uma redução clinicamente significativa da pressão arterial.

“A descoberta de que fazer apenas cinco minutos extras de exercício por dia pode estar associado a leituras de pressão arterial mensuravelmente mais baixas enfatiza o quão poderosos os períodos curtos de movimentos de maior intensidade podem ser para o controle da pressão arterial”, concluiu o Dr. Emmanuel Stamatakis, autor sênior do estudo e um dos diretores do Consórcio ProPASS.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor da Faculdade de Medicina e Saúde da Universidade de Sydney

Publicação

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima