Leitura rápida

Cientistas lançam diretrizes internacionais sobre comunicação celular
28 de junho de 2025, 11:59

Fonte

Universidade de Pádua

Publicação Original

Áreas

Biologia, Biotecnologia, Desenvolvimento de Fármacos, Microbiologia, Nanotecnologia Farmacêutica

Compartilhar

Resumo

A Universidade de Pádua, na Itália, coordenou a elaboração das primeiras diretrizes internacionais sobre comunicação celular, publicadas na revista científica Nature Reviews Molecular Cell Biology como ‘Recomendação de Especialistas’.

A equipe, composta por pesquisadores da Universidade de Pádua e especialistas internacionais, concentrou-se nos Sítios de Contato de Membrana (SCM), cruciais para a sinalização celular e o equilíbrio interno das células.

Os SCMs permitem a troca direta de íons, lipídios e metabólitos entre organelas, influenciando a adaptação celular. As diretrizes fornecem parâmetros-chave para estudar a comunicação entre organelas em tempo real, essenciais para o desenvolvimento de terapias inovadoras para doenças complexas, como câncer e distúrbios neurodegenerativos e metabólicos.

“Após mais de dez anos de desenvolvimento, nossos [estudos com] sensores se mostraram fundamentais para abrir um novo campo de estudo e pesquisa intensa, permitindo visualizar a proximidade molecular entre duas membranas”, explicou o Dr. Tito Calì, coordenador do trabalho e professor do Departamento de Ciências Biomédicas da Universidade de Pádua.

Essa abordagem está se mostrando crucial não apenas para a compreensão profunda de novos mecanismos moleculares subjacentes a doenças, mas também para o desenvolvimento de medicamentos direcionados e personalizados.

“As implicações vão desde a capacidade de intervir precisamente nos pontos de falha de comunicação entre organelas, até o desenho de estratégias terapêuticas inovadoras para patologias complexas como câncer, doenças neurodegenerativas, diabetes e distúrbios metabólicos”, completou o professor.

“A comunidade científica reconheceu o nosso importante papel neste campo de investigação graças aos resultados que obtivemos com estes sensores”, acrescentou a Dra. Marisa Brini, coordenadora do trabalho e professora do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Pádua.

A ‘Recomendação de Especialistas’ representa um marco para a comunidade internacional, pois define padrões de referência científica de acordo com a tradição científica da Universidade de Pádua.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professor do Departamento de Ciências Biomédicas da Universidade de Pádua
Professora do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade de Pádua

Instituições Citadas

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima