
Dr. Ihsan Ekin Demir, TUM
Imunofluorescência de células de câncer pancreático: células nervosas aparecem em verde e as células tumorais em vermelho
Fonte
Paul Hellmich, Centro de Comunicação Corporativa, TUM
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Na Alemanha, pesquisadores exploraram a formação de ‘pseudossinapses’ pelas células cancerígenas no pâncreas para compreender melhor os mecanismos de crescimento tumoral.
Em tumores de pâncreas, os pesquisadores encontraram alta concentração de receptores NMDA, que se ligam ao glutamato, e observaram a presença das pseudossinapses.
A equipe de pesquisa também observou que as células cancerígenas geram ondas de cálcio lentas e duradouras, que impulsionam o crescimento tumoral de forma sustentada. Esse mecanismo pode abrir caminho para novas terapias contra o câncer de pâncreas.
Foco do Estudo
Por que é importante?
Os cientistas sabem que o sistema nervoso pode afetar o desenvolvimento do câncer. Por exemplo, células nervosas de tecido saudável podem crescer e formar tumores, um fenômeno conhecido como ‘invasão neural’, que geralmente está associado a um prognóstico ruim.
Há cerca de seis anos, um grupo de pesquisa dos EUA descobriu um novo mecanismo no cérebro: os tumores podem formar suas próprias sinapses, cooptando a comunicação neural para seu próprio benefício.
Os tumores pancreáticos frequentemente apresentam invasão neural. Portanto, se tais estruturas semelhantes a sinapses existirem fora do cérebro, esse seria o local mais provável para encontrá-las.
Estudo
Cientistas da Universidade Técnica de Munique (TUM), na Alemanha, liderados pelo Dr. Ihsan Ekin Demir – médico e cientista do Departamento de Cirurgia do Hospital Universitário da TUM – descobriram que tumores pancreáticos exploram o sistema nervoso do corpo formando as chamadas pseudossinapses.
Através de um receptor específico, as células cancerígenas captam o neurotransmissor glutamato, o que impulsiona o crescimento do tumor. Os pesquisadores agora esperam identificar medicamentos que possam bloquear esse processo nos pacientes com o câncer.
Os pesquisadores buscaram, em tecido tumoral pancreático, aglomerados de receptores especializados para neurotransmissores específicos. Em algumas amostras, eles encontraram, de fato, uma alta concentração de receptores NMDA – os receptores que se ligam ao glutamato.
Em seguida, veio a busca bem-sucedida pelas estruturas características das sinapses, realizada da maneira clássica sob o microscópio eletrônico. Devido às sutis diferenças fisiológicas em comparação com as sinapses neuronais típicas, os pesquisadores se referem a essas estruturas como pseudossinapses.
Mas qual vantagem os tumores pancreáticos obtêm ao formar pseudossinapses? Assim como outras glândulas, o pâncreas é regulado pelo sistema nervoso. Dependendo das necessidades do corpo, as células pancreáticas saudáveis recebem o neurotransmissor glutamato por meio de suas sinapses. Isso desencadeia uma série de processos e as pseudossinapses exploram esse mecanismo natural.
Quando o glutamato se liga aos receptores NMDA das células cancerígenas, um canal se abre e o cálcio flui para dentro da célula. Esse influxo desencadeia cascatas de sinalização molecular que impulsionam o crescimento tumoral e a metástase
Resultados
A equipe observou que as células cancerígenas geram ondas de cálcio lentas e duradouras características que impulsionam o crescimento tumoral de forma sustentada.
Esse mecanismo notável pode abrir caminho para novas terapias contra o câncer. Em experimentos com camundongos, os pesquisadores bloquearam com sucesso os receptores NMDA em células tumorais com um medicamento. Como resultado, os tumores pancreáticos cresceram mais lentamente, desenvolveram menos metástases e os animais viveram mais tempo.
A equipe suspeita que outros tipos de tumores também possam formar pseudossinapses para acelerar seu crescimento.
Os resultados foram publicados na revista científica Cancer Cell.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Cancer Cell (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Técnica de Munique (TUM).
Notícias relacionadas

Instituto de Tecnologia de Massachusetts

Universidade de Washington em St. Louis
Universidade McGill





