Brasil mostra caminhos para agropecuária de baixo carbono
Publicação organizada pela Embrapa mostra décadas de pesquisa que mostram como a agricultura tropical pode reduzir emissões e sequestrar carbono, mantendo alta produtividade

Perfect Lazybones via Shutterstock

27 de dezembro de 2025, 12:02

Fonte

Cristina Tordin, Embrapa Meio Ambiente

Publicação Original

Áreas

Agricultura, Agroecologia, Agronomia, Agropecuária, Carbono, Ciência Ambiental, Ciências Agrárias, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental, Monitoramento Ambiental, Mudanças Climáticas, Saúde Ambiental, Segurança Alimentar, Solo, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

Livro organizado pela Embrapa mostra como tem evoluído a ciência que ajuda a manter a alta produtividade da agropecuária brasileira e padrões de redução de emissões e sequestro de carbono, fundamentais para a mitigação climática.

A integração lavoura-pecuária-floresta, a recuperação de pastagens degradadas, o plantio direto, o uso racional de bioinsumos e irrigação e a fixação biológica de nitrogênio são práticas que aumentam o sequestro de carbono no solo e a eficiência produtiva.

O Brasil também desenvolve instrumentos que fortalecem a rastreabilidade ambiental e viabilizam a inserção de produtores em mercados de créditos de carbono, além de subsidiar o Inventário Nacional de Emissões de Gases de Efeito Estufa.

Os desafios da ciência continuam sendo produzir, conservar e mitigar simultaneamente, com foco na segurança alimentar, competitividade e compromisso com o clima global.

A avaliação de ciclo de vida e o balanço de carbono permitem comprovar que a agricultura tropical pode ser produtiva e, ao mesmo tempo, contribuir para mitigar as mudanças climáticas

Dra. Beata Madari, pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima