Notícia com publicação científica
Parto sem medo: bem-estar mental é importante no controle do medo do parto durante a gestação
Até 60% das mulheres sentem algum medo de dar à luz, especialmente na primeira vez
Freepik
8 de agosto de 2025, 12:35

Fonte

Candy Gibson, UniSA

Publicação Original

Áreas

Atenção Primária, Cirurgia, Medicina, Obstetrícia, Psicologia, Saúde Mental, Saúde da Mulher

Compartilhar

Resumo

Em entrevistas com 88 gestantes no Reino Unido, pesquisadoras avaliaram, usando a Escala de Bem-Estar Mental de Warwick-Edimburgo, a relação entre o bem-estar mental e a capacidade das gestantes de lidarem com os desafios e o medo do parto.

A sensação de bem-estar mental da gestante foi o preditor mais forte de controle do medo de dar à luz. O segundo preditor foi a autoeficácia no parto, quanto as gestantes acreditavam que poderiam enfrentar situações que ocorressem durante o parto.

As pesquisadoras defendem que os programas pré-natais mudem de um modelo exclusivamente médico para um modelo que ajude a desenvolver a autoconfiança das gestantes com foco em seu bem-estar mental, que pode levar a melhores resultados para as mães e seus bebês.

Foco do Estudo

Em estudo com gestantes no Reino Unido, identificar a importância do bem-estar mental sobre o controle do medo do parto durante a gravidez.

Por que é importante?

Estudo

Nossas descobertas destacam a necessidade de cuidados pré-natais que não apenas ensinem às mulheres o que fazer durante o trabalho de parto, mas também as capacitem a acreditar que podem fazê-lo

Dra. Katrina Forbes-McKay, pesquisadora da UniSA

Resultados

Os resultados estão alinhados com as prioridades globais da Organização Mundial da Saúde para promover a saúde mental e física das mulheres durante a gravidez. Ao abordar o medo do parto por meio de intervenções psicológicas e educacionais, não apenas apoiamos as mulheres a terem experiências de parto mais positivas, mas também potencialmente reduzimos as intervenções médicas e melhoramos os resultados para mães e bebês

Dra. Mo Tabib, professora de obstetrícia da Universidade Robert Gordon

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professora de Psicologia na Universidade Robert Gordon
Professora de Obstetrícia da Universidade da Austrália Meridional (UniSA)
Professora de Obstetrícia da Universidade Robert Gordon

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima