Notícia com publicação científica
Bactéria da boca pode ajudar no prognóstico de câncer de cabeça e pescoço
Presença da bactéria no tecido tumoral está associada a melhor prognóstico e maior sobrevida
Anastasia Kazakova via Freepik
28 de maio de 2025, 16:38

Fonte

Fernanda Bassette, Agência FAPESP

Publicação Original

Áreas

Bacteriologia, Biologia, Epidemiologia, Imunologia, Medicina, Microbiologia, Oncologia, Patologia

Compartilhar

Resumo

Motivados por estudos anteriores, pesquisadores  investigaram o papel da Fusobacterium nucleatu, uma bactéria normalmente encontrada em baixos níveis na flora bucal de indivíduos saudáveis, sobre a evolução de tumores de cabeça e pescoço.

Os pesquisadores realizaram análise intratumoral a partir de material de arquivo parafinado – usado originalmente para diagnóstico – e aplicaram uma metodologia ultrassensível para detectar a presença da bactéria F. nucleatum no tecido tumoral. Os dados clínicos dos pacientes foram acompanhados ao longo de  cinco anos.

O estudo permitiu concluir que a presença da bactéria F. nucleatum nos tumores estava associada a um prognóstico mais favorável.

Foco do Estudo

Estudar o impacto de bactéria do ecossistema microbiano da boca no prognóstico do câncer de cabeça e pescoço.

Por que é importante?

Estudo

Mais do que apresentar um resultado definitivo, este é um estudo pioneiro, que chama a atenção para a relevância dessa bactéria no contexto tumoral, e não apenas em doenças bucais

Dr. Rui Manuel Reis, diretor científico do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Amor

Resultados

Essa bactéria está emergindo como uma importante moduladora no contexto do câncer e pode consolidar o uso do termo ‘oncobactéria’. Se for comprovado que ela participa da origem do câncer, antibióticos poderão até ser considerados como terapia complementar à quimioterapia e à radioterapia

Dr. Rui Manuel Reis, diretor científico do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Amor

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Diretor científico do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Amor

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima