Notícia com publicação científica
Análise genética pode prever risco de criança se tornar adulto obeso
Analisar genes na primeira infância pode auxiliar estratégias para prevenir a obesidade na vida adulta
Freepik (Imagem gerada por Inteligência Artificial)
22 de julho de 2025, 13:59

Fonte

Universidade de Bristol

Publicação Original

Áreas

Bioinformática, Biologia, Epidemiologia, Genética, Genômica, Medicina, Metabolismo, Microbiologia, Obesidade, Pediatria

Compartilhar

Resumo

Com base em dados genéticos de mais de cinco milhões de pessoas, uma equipe internacional de mais de 600 pesquisadores criou uma medida chamada Escore de Risco Poligênico (PGS), que está associada de forma confiável à obesidade na idade adulta e apresenta padrões consistentes e indicativos na primeira infância.

As descobertas podem ajudar a identificar crianças e adolescentes com maior risco genético de desenvolver obesidade na vida adulta, que poderiam se beneficiar de estratégias preventivas direcionadas e precoces, como intervenções no estilo de vida.

Foco do Estudo

Criar um escore que evidencie o risco de obesidade na vida adulta ainda durante a primeira infância.

Estudo

Tivemos o prazer de contribuir com dados do estudo ‘Children of the 90s’ para esta pesquisa excepcional sobre a arquitetura genética da obesidade. Esperamos que este trabalho contribua para a detecção de indivíduos com alto risco de desenvolver obesidade em idade mais precoce, o que poderá ter um vasto impacto clínico e na saúde pública no futuro

Dra. Kaitlin Wade, professora de Epidemiologia da Universidade de Bristol

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor da Universidade de Copenhague
Professora de Epidemiologia da Universidade de Bristol

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima