Leitura rápida

Algas cultivadas resultam em bioplástico e purificam água
17 de janeiro de 2025, 15:35

Fonte

Maria Rita Nader, UFRJ

Publicação Original

Áreas

Biotecnologia Marinha, Carbono, Ciência Ambiental, Ecologia, Gestão de Resíduos, Qualidade da Água, Saneamento, Saúde Ambiental, Sustentabilidade

Compartilhar

Resumo

No Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a bióloga Dra. Anita Ferreira do Valle lidera um projeto sobre o desenvolvimento e produção de bioplástico a partir do cultivo sustentável de macro e microalgas.

O processo inovador deve resultar na purificação da água e na redução de plásticos convencionais e tem o apoio do Parque Tecnológico da UFRJ.

O papel das algas depende de suas dimensões: enquanto as microalgas podem tratar resíduos industriais, as macroalgas tratam os sistemas aquáticos para melhorar a sobrevivência dos peixes.

Com a ajuda da fotossíntese, as algas fixam o gás carbônico, o que gera uma biomassa sem os compostos que diminuem o oxigênio da água. Então, essa biomassa resulta em bioplástico solúvel que não é acumulado no ambiente.

A Dra. Anita do Valle destacou que esse bioplástico tem um ciclo de vida de 72 horas, enquanto o plástico convencional precisa de 400 anos para se decompor. Assim, o projeto reduz os plásticos e o CO2, resolvendo a eutrofização (os nutrientes em excesso nas águas).

Com o grande consumo de produtos plásticos e a ainda baixa taxa de reciclagem, os bioplásticos poderiam modificar o paradigma do mercado de plásticos na direção da sustentabilidade ambiental.

Para 2025, os pesquisadores pretendem compreender a demanda da sociedade pela troca do plástico convencional pelo bioplástico de uso único e aplicar a pesquisa fora da limitação dos tanques. “Não adianta a gente produzir se ninguém comprar esse plástico. Tem que vir de fora para dentro para a gente conseguir dar match nos dois lados e  avançar na sociedade”, concluiu a pesquisadora.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Professora do Instituto de Química da UFRJ

Mais Informações

Leia também:

Rolar para cima