Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
No Instituto de Química (IQ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a bióloga Dra. Anita Ferreira do Valle lidera um projeto sobre o desenvolvimento e produção de bioplástico a partir do cultivo sustentável de macro e microalgas.
O processo inovador deve resultar na purificação da água e na redução de plásticos convencionais e tem o apoio do Parque Tecnológico da UFRJ.
O papel das algas depende de suas dimensões: enquanto as microalgas podem tratar resíduos industriais, as macroalgas tratam os sistemas aquáticos para melhorar a sobrevivência dos peixes.
Com a ajuda da fotossíntese, as algas fixam o gás carbônico, o que gera uma biomassa sem os compostos que diminuem o oxigênio da água. Então, essa biomassa resulta em bioplástico solúvel que não é acumulado no ambiente.
A Dra. Anita do Valle destacou que esse bioplástico tem um ciclo de vida de 72 horas, enquanto o plástico convencional precisa de 400 anos para se decompor. Assim, o projeto reduz os plásticos e o CO2, resolvendo a eutrofização (os nutrientes em excesso nas águas).
Com o grande consumo de produtos plásticos e a ainda baixa taxa de reciclagem, os bioplásticos poderiam modificar o paradigma do mercado de plásticos na direção da sustentabilidade ambiental.
Para 2025, os pesquisadores pretendem compreender a demanda da sociedade pela troca do plástico convencional pelo bioplástico de uso único e aplicar a pesquisa fora da limitação dos tanques. “Não adianta a gente produzir se ninguém comprar esse plástico. Tem que vir de fora para dentro para a gente conseguir dar match nos dois lados e avançar na sociedade”, concluiu a pesquisadora.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Leia também:

Universidade Federal do Ceará
Universidade de Coimbra
Universidade de Pádua