Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Um novo estudo analisou o uso crescente de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no setor da saúde, incluindo desde o gerenciamento de dados de pacientes até o monitoramento remoto de condições crônicas e o uso de inteligência artificial para diagnósticos.
No trabalho, os pesquisadores desenvolveram um modelo que permite avaliar a qualidade das intervenções na Atenção Primária à Saúde (APS) mediadas por serviços de saúde digital, ressaltando a importância de avaliar a eficácia e o impacto dessas tecnologias no atendimento à saúde.
O estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Universidade NOVA de Lisboa, em Portugal, e publicado na revista científica Frontiers in Públic Health.
A Dra. Severina Alice Uchôa, professora do Departamento de Saúde Coletiva da UFRN e líder do grupo de trabalho, destacou que os formatos de avaliação existentes não contemplam adequadamente as particularidades e desafios da APS, especialmente em países de renda média, como o Brasil.
A professora explicou que o diferencial do modelo proposto está na avaliação do uso das TICs na área da Saúde, levando em conta aspectos fundamentais da APS, como o primeiro contato com paciente, o acompanhamento ao longo do tempo, a integralidade do atendimento e a coordenação do cuidado.
Esse tipo de avaliação beneficia profissionais e gestores, ao facilitar a compreensão das potencialidades e limitações das TICs, melhorando a qualidade da tomada de decisão, que passa a ser mais informada e personalizada.
Além disso, os usuários dos serviços também se beneficiam, pois o novo modelo pode promover melhoria no atendimento, facilitar o acesso aos serviços de saúde e aprimorar a comunicação com os profissionais.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).
Acesse a revista científica Frontiers in Públic Health (em inglês).
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Leia também:
Faculdade de Saúde Pública da USP