Leitura rápida

Drazen Zigic via Shutterstock
Por Redação SciAdvances
Fonte
Áreas
Compartilhar
A Rede Alyne é uma iniciativa do Ministério da Saúde criada a partir da antiga Rede Cegonha para melhorar o atendimento a gestantes e bebês no SUS.
Iniciado no final de 2025, o curso de Especialização em Enfermagem Obstétrica da Rede Alyne pretende formar 760 profissionais que devem fortalecer a atenção obstétrica e neonatal no SUS.
O curso é oferecido na modalidade presencial para profissionais de enfermagem com pelo menos um ano de experiência na atenção à saúde das mulheres no SUS.
Um dos destaques da nova proposta é priorizar o atendimento e a atenção obstétrica e neonatal em regiões interiorizadas, onde geralmente existem menos profissionais disponíveis.
Os participantes do curso estão distribuídos em todas as regiões do Brasil, com destaque para a região Nordeste, que conta com 35% dos aprovados.
A especialização tem carga horária de 720 horas, duração estimada de 16 meses e turmas presenciais em todos os estados brasileiros.
Sob a coordenação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com a parceria de 38 instituições, a iniciativa também conta com o apoio da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo).
Instituições Citadas
Outros avanços

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares


