Leitura rápida

Artoniumw via Shutterstock
Por Redação SciAdvances
Fonte
Áreas
Compartilhar
Uma pesquisa liderada pela Universidade Politécnica de Madri (UPM), na Espanha, descobriu um mecanismo que permite que materiais ferromagnéticos sejam magnetizados apenas por uma onda acústica, sem a presença de um campo magnético externo. A descoberta abre caminho para uma ampla gama de novos dispositivos.
Os pesquisadores demonstraram que um tipo de onda acústica chamado ‘onda de superfície’ – uma onda ultrassônica que se propaga paralelamente à superfície de um material elástico – pode mover o pequeno espaço de transição dos domínios magnéticos internos do material na mesma direção de propagação da onda.
Para o experimento, os pesquisadores utilizaram uma técnica avançada de imagem disponível no síncrotron ALBA, em Barcelona, que permite a visualização de estruturas magnéticas com resolução nanométrica.
Em colaboração com a Universidade de Salamanca, também foram realizadas simulações micromagnéticas que confirmaram as observações em laboratório.
Uma das aplicações de curto prazo que os pesquisadores relataram para a descoberta é o desenvolvimento de dispositivos neuromórficos, que poderiam mimetizar a estrutura e a função neuronal do cérebro humano.
O estudo foi publicado na revista científica Nature Communications.
Outros avanços

Instituto de Ciência de Tóquio


