Leitura rápida

PeopleImages via Shutterstock
Por Redação SciAdvances
Fonte
Áreas
Compartilhar
Uma nova publicação na forma de ‘relato de caso’ analisou os efeitos de uma dieta à base plantas nos resultados fisiológicos de um ciclista e uma ciclista que percorreram o Canadá de leste a oeste em 2024, em uma atividade considerada de ultrarresistência. O estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Alberta e da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, e da Universidade do Colorado Anschutz, nos EUA.
Segundo a Dra. Carla Prado – nutricionista formada pela Universidade Federal de Goiás (UFG), professora da Universidade de Alberta, no Canadá, e autora sênior do relato de caso – este é o primeiro estudo a avaliar o balanço energético em atletas de ultrarresistência com uma dieta à base de plantas durante um esforço sustentado de 30 dias.
Segundo os pesquisadores, ambos os ciclistas preservaram ou aumentaram ligeiramente a massa muscular magra, e a atleta feminina manteve o peso corporal apesar das consideráveis demandas energéticas. O ciclista ganhou massa muscular e perdeu gordura.
O estudo sugere que uma dieta à base de plantas bem planejada e rica em proteínas pode favorecer o desempenho, “minimizando a perda de massa muscular magra durante o ciclismo de ultrarresistência entre atletas amadores”.
Os pesquisadores destacaram que o estudo traz um resultado importante para o “número crescente de atletas vegetarianos e veganos cujas dietas à base de plantas podem ser mais ricas em fibras e mais pobres em energia e proteína, o que representa um desafio no sentido de atender às necessidades nutricionais durante esforços extremos de resistência”.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Publicação
Acesse o artigo científico completo (em inglês).



