Projeto busca visão inclusiva e participativa de pessoas com demência na comunidade
Grupo de trabalho também conta com pessoas com demência para ajudar a traçar as melhores ações inclusivas

Rawpixel.com via Shutterstock

16 de janeiro de 2026, 14:16

Fonte

Faculdade de Saúde da Universidade de Waterloo

Publicação Original

Áreas

Assistência Social, Cidades, Ciências Sociais, Envelhecimento, Epidemiologia, Gerontologia, Inclusão Social, Medicina, Neurociências, Neurologia, Psicologia, Saúde Mental, Saúde do Idoso, Terapia Ocupacional

Compartilhar

Resumo

Um projeto liderado pela Universidade de Waterloo, no Canadá, inclui pesquisadores e pessoas com demência com a finalidade de transformar a vida na comunidade para melhorar a inclusão e a participação de pessoas com demência, mesmo em estágios iniciais.

A abordagem multidisciplinar leva em conta como a demência afeta a mobilidade das pessoas pelas cidades, como elas acessam serviços, usam o transporte, participam de atividades recreativas e se sentem acolhidas em espaços públicos.

A equipe envolvida no projeto já tornou público seu Plano de Ação, que pode ser acessado livremente.

Quando as comunidades planejam para pessoas que vivem com demência — por meio de uma comunicação mais clara e um planejamento mais cuidadoso — todos se beneficiam

Dra. Laura Middleton, professora de Cinesiologia e Ciências da Saúde da Universidade de Waterloo

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professora de Cinesiologia e Ciências da Saúde da Universidade de Waterloo
Professora da Universidade Metropolitana de Toronto

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima