Estudo clínico inovador avalia terapia gênica para melhorar resultados de cirurgia de ponte de safena
Aplicação da terapia durante a cirurgia de revascularização do miocárdio pode fortalecer enxertos e melhorar qualidade de vida dos pacientes

ungvar via Shutterstock

Cirurgia de revascularização do miocárdio

10 de janeiro de 2026, 14:42

Fonte

Ali Howard, Universidade de Glasgow

Publicação Original

Áreas

Biologia, Biomedicina, Cardiologia, Cirurgia, Estudo Clínico, Genética, Medicina, Terapia Genética, Urgência e Emergência

Compartilhar

Resumo

Um novo estudo clínico realizado no Reino Unido testou, em um paciente voluntário, a aplicação de terapia gênica no enxerto que foi retirado da perna do paciente para a realização do by-pass cardíaco.

Os pesquisadores usaram um vetor viral que carrega um gene para uma proteína envolvida na remodelação de tecidos, conhecida como TIMP-3.

Os cientistas acreditam que o tratamento com a terapia gênica TIMP-3 ajudará a prevenir o espessamento e o bloqueio do enxerto ao longo do tempo, potencialmente prolongando sua eficácia muito além do padrão atual e reduzindo o risco de falhas do enxerto.

Os bons resultados alcançados até aqui pela cirurgia realizada no paciente voluntario reforçam a continuidade do estudo clínico e aumentam a esperança em melhorar os resultados de cirurgias de ponte de safena para milhões de pessoas em todo o mundo.

A cirurgia de ponte de safena é um tratamento que salva vidas de pacientes com doença arterial coronariana e milhões de pessoas em todo o mundo estão vivendo mais tempo devido aos benefícios dessa cirurgia. O cirurgião cardíaco normalmente utiliza uma artéria e duas ou mais veias como enxertos de bypass. No entanto, nos anos seguintes à cirurgia, as veias geralmente se estreitam e podem obstruir, levando a angina, ataques cardíacos e insuficiência cardíaca. Nossa equipe desenvolveu uma nova abordagem para prevenir a falha do enxerto venoso. A nova terapia gênica foi desenvolvida ao longo de mais de duas décadas de trabalho em equipe, envolvendo muitos especialistas em colaboração. Estamos muito satisfeitos em liderar este novo estudo, que visa esclarecer a viabilidade e os potenciais benefícios desta nova terapia para pacientes submetidos à cirurgia de bypass cardíaco

Dr. Colin Berry, professor de Cardiologia e Imagem da Universidade de Glasgow

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professor de Cardiologia e Imagem da Universidade de Glasgow
Professor da Universidade de Glasgow e Diretor de Pesquisa e Inovação do NHS Greater Glasgow and Clyde

Mais Informações

Notícias relacionadas

E-books gratuitos

Rolar para cima