Terapia com cannabis medicinal pode aliviar efeitos colaterais de tratamentos de câncer?
Estudo clínico deve ser conduzido em três hospitais na Austrália

PeopleImages via Shutterstock

10 de dezembro de 2025, 17:02

Fonte

Jessica Stanley, Universidade de Adelaide

Publicação Original

Áreas

Assuntos Regulatórios, Biomedicina, Bioquímica, Epidemiologia, Estudo Clínico, Farmacologia, Farmácia Oncológica, Indústria Farmacêutica, Medicina, Oncologia, Produtos Naturais, Quimioterapia, Toxicologia

Compartilhar

Resumo

Na Austrália, um novo estudo clínico pretende esclarecer a possibilidade de uso da cannabis medicinal para aliviar efeitos colaterais em tratamentos de quimioterapia.

Os participantes do estudo receberão doses personalizadas de terapia com cannabis medicinal de grau farmacêutico ou um placebo, a fim de determinar se a substância pode proteger o intestino da quimioterapia, aliviar os sintomas do tratamento do câncer e melhorar sua qualidade de vida.

A expectativa dos pesquisadores é que o CBD e o THC – compostos da cannabis – possam reduzir a gravidade dos efeitos colaterais associados ao tratamento de câncer e melhorar o bem-estar dos pacientes.

Pessoas com câncer avançado apresentam uma série de efeitos colaterais, muitos dos quais temos dificuldade em controlar. Qualquer coisa que possamos fazer para ajudar as pessoas a tolerarem melhor o tratamento e a se manterem bem seria extremamente vantajosa

Dr. Timothy Price, Chefe de Pesquisa Clínica em Oncologia do Hospital Queen Elizabeth

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professora e pesquisadora em cuidados oncológicos da Escola de Biomedicina da Universidade de Adelaide
Chefe de Pesquisa Clínica em Oncologia do Hospital Queen Elizabeth

Mais Informações

Notícias relacionadas

E-books gratuitos

Rolar para cima