Leitura rápida
Fonte
Publicação Original
Áreas
Compartilhar
Resumo
Um programa desenvolvido pela Dra. Christine Maheu – professora da Escola de Enfermagem da Universidade McGill – para ajudar sobreviventes de câncer a lidar com o medo da recorrência da doença está se expandindo por todo o Canadá.
O programa ‘Terapia do Medo da Recorrência’ oferece suporte baseado em evidências para abordar o que a professora chama de um dos aspectos mais negligenciados da recuperação.
“Quando o tratamento termina, muitos descrevem a sensação de terem perdido sua rede de segurança. Enquanto o tratamento médico se concentra na sobrevivência, a ‘Terapia do Medo da Recorrência’ ajuda os pacientes a recuperarem o senso de controle e a viverem de forma mais plena”, explicou a professora Christine Maheu.
O programa em grupo, com duração de seis semanas, desenvolvido em conjunto pela professora Christine Maheu e pela Dra. Sophie Lebel, professora de Psicologia da Universidade de Ottawa, combina técnicas cognitivo-comportamentais, estratégias de relaxamento e suporte estruturado em grupo.
Por meio de uma nova parceria com a Fundação de Apoio ao Câncer Wellspring, a terapia agora está sendo oferecida virtualmente em todo o país, com sessões presenciais a serem realizadas posteriormente.
“Antes de tudo, estar em uma sala com outras oito mulheres que entendem o que estou passando foi um grande alívio. Percebi que havia perdido a capacidade de pensar no futuro. Não conseguia planejar nada – nem mesmo um fim de semana fora – porque ficava esperando más notícias de um exame ou imagem. Essa constatação foi um grande avanço”, disse uma das participantes, sobrevivente do câncer de mama.
A preocupação com a possibilidade de o câncer retornar é comum, mas para cerca de metade dos sobreviventes, o medo se torna crônico e uma preocupação que ofusca o dia a dia, de acordo com pesquisas anteriores da Dra. Christine Maheu.
“A recuperação emocional continua sendo um ponto cego no tratamento do câncer. Ela precisa ser tratada como parte essencial do plano de recuperação de cada paciente”, concluiu a professora.
Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.
Autores/Pesquisadores Citados
Instituições Citadas
Mais Informações
Acesse a notícia original completa na página da Universidade McGill (em inglês).
Notícias relacionadas

Instituto de Tecnologia de Massachusetts
Universidade McGill

