Notícia com publicação científica
Lesões nos nervos podem afetar sistema imunológico
Estudo em animais mostrou que danos aos nervos se estendem além da área lesionada e os efeitos podem variar entre machos e fêmeas

JitendraJadhav via Shutterstock

6 de novembro de 2025, 19:17

Fonte

Keila DePape, Universidade McGill

Publicação Original

Áreas

Biologia, Engenharia Biológica, Epidemiologia, Genética, Hematologia, Imunologia, Medicina, Microbiologia, Neurologia

Compartilhar

Resumo

No Canadá, um novo estudo em camundongos mostrou que lesões nervosas podem alterar significativamente o sistema imunológico, com diferenças importantes nessas alterações entre machos e fêmeas: enquanto marcadores de inflamação no sangue aumentaram entre machos, os pesquisadores não observaram esse aumento em fêmeas, o que modifica a sensibilidade à dor.

Basicamente, o estudo trouxe evidências de que lesões nervosas podem ter efeitos abrangentes sobre todo o corpo, não se limitando a danos teciduais no local da lesão.

Alterações de longo prazo no sistema imunológico podem aumentar o risco de dor crônica, ansiedade e depressão, dentre outros efeitos.

Foco do Estudo

Avaliar a influência de lesões nervosas sobre o sistema imunológico de camundongos machos e fêmeas.

Por que é importante?

Estudo

Uma lesão nervosa localizada pode afetar o corpo todo. Homens e mulheres podem reagir de forma diferente. Reconhecer o impacto total das lesões nervosas é importante tanto para médicos quanto para pacientes

Dra. Ji Zhang, professora do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade McGill

Resultados

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas.

Autores/Pesquisadores Citados

Professora do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade McGill
Professor do Departamento de Psicologia da Universidade McGill
Doutoranda na Universidade McGill

Publicação

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima