Leitura rápida

Novo microencapsulado desenvolvido na UFPB apresenta potente atividade antifúngica
24 de outubro de 2025, 18:21

Fonte

Elidiane Poquiviqui, UFPB

Publicação Original

Áreas

Biologia, Bioquímica, Biotecnologia, Desenvolvimento de Fármacos, Farmacologia, Farmácia Clínica, Imunologia, Indústria Farmacêutica, Micologia, Microbiologia, Toxicologia

Compartilhar

Resumo

Um avanço na busca por terapias mais eficazes e seguras contra infecções fúngicas foi conquistado por pesquisadores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que desenvolveram um microencapsulado com comprovada atividade antifúngica.

O produto demonstrou estabilidade térmica e elevada atividade farmacológica contra espécies como Candida albicans, Candida tropicalis e Candida parapsilosis, microrganismos responsáveis por doenças oportunistas de difícil controle clínico e crescente resistência aos antifúngicos convencionais.

De acordo com Dr. Fernando José de Lima Ramos Júnior, que liderou a pesquisa desde o início de seu doutorado em 2014, o objetivo do estudo foi desenvolver uma alternativa menos tóxica e mais eficiente aos medicamentos disponíveis no mercado. “A proposta surgiu diante da necessidade de reduzir a toxicidade e aumentar a eficácia dos antifúngicos, cuja ação tem sido prejudicada pela resistência fúngica”, explicou.

O microencapsulado foi obtido por meio de processos controlados de solubilização, agitação e evaporação a partir de quantidades equimolares de Bifenil 4-Carboxilato de Metila (B4CMET) e de β-ciclodextrina (βCD).

O resultado foi um complexo capaz de aprimorar as propriedades biofarmacêuticas do composto original: a nova estrutura garante maior estabilidade e potencial terapêutico, abrindo caminho para futuras aplicações farmacêuticas.

Recentemente, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) expediu uma Carta Patente referente à nova tecnologia.

Em suas publicações, o Portal SciAdvances tem o único objetivo de divulgação científica, tecnológica ou de informações comerciais para disseminar conhecimento. Nenhuma publicação do Portal SciAdvances tem o objetivo de aconselhamento, diagnóstico, tratamento médico ou de substituição de qualquer profissional da área da saúde. Consulte sempre um profissional de saúde qualificado para a devida orientação, medicação ou tratamento, que seja compatível com suas necessidades específicas. 

Autores/Pesquisadores Citados

Doutor em Ciências Farmacêuticas

Mais Informações

Notícias relacionadas

Rolar para cima